O treinador da seleção angolana de basquetebol sub-19 em masculino, Carlos Dinis, mostrou-se confiante nos seus convocados, que a partir de sexta-feira entram em ação na 6ª edição dos jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADEC).

Carlos Dinis afirmou que o grupo de doze basquetebolistas está pronto para competir na prova, a decorrer de 5 a 14 do corrente mês em Bulawayo, no Zimbabwe, onde o objetivo passa por melhorar a classificação passada. De recordar que o coletivo conquistou o terceiro lugar na edição anterior.

O técnico angolano fez saber ainda que os atletas cumpriram com as expectativas ao longo da preparação, onde efetuaram vários jogos de controlo que serviram para avaliar o nivel técnico, táctico e o estado clínico da equipa. Na visão do dirigente, a derrota frente ao Atlético Sport Aviação (ASA), por 63-35, no último jogo amistoso na segunda-feira, em Luanda, contribuiu também para a descoberta de algumas fragilidades da seleção.

Entretanto, Carlos Dinis garantiu que haverá continuidade nos trabalhos no palco da competição, com destaque para os setores ofensivo e defensivo, assim como acertar alguns pormenores nas estratégias de jogo.

Com a missão de vencer jogos, Carlos Dinis pediu mais atenção, pressão, concentração, finalização e marcação aos atletas do combinado angolano, de modo a não possibilitar os adversários lançarem as bolas com facilidade na tabela.

Por sua vez, o poste Bruno Fernando sublinhou que está preparado para dar o seu contributo à seleção de Angola e espera pôr em prática o que foi recomendado pela equipa técnica. O basquetebolista angolano mostrou-se também satisfeito com os trabalhos que desenvolveram durante a preparação dentro e fora de Luanda, afirmando que o feito trouxe-lhe mais rodagem competitiva.

Bruno Fernando participou em algumas competições internacionais, com destaque para o Campeonato Africano da modalidade em sub-16, que Angola venceu no ano passado em Madagáscar. O atleta esteve também presente no Mundial que decorreu este ano no Dubai e fez também parte da Seleção sénior num dos torneios internacionais.

O combinado nacional já se encontra nas terras de Robert Mugabe, Zimbabwe, mas ainda não conhece os seus adversários pois o sorteio será realizado amanhã na capital dos jogos da SADEC, Bulawaio.

Nas Olimpíadas da África Austral, Angola participa em sete modalidades, designadamente natação, ténis, atletismo, basquetebol, boxe, desporto adaptado e judo. A delegação angolana continua a limar as últimas arestas no palco na prova, visando a concretização dos objetivos, que é estar entre os três primeiros classificados.