O 1º de Agosto garantiu, na noite de sábado, o apuramento aos quartos-de-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos em Basquetebol, que de corre na Tunísia, ao vencer o ASB Mazembe do Congo Democrático, por 82-65.

Com o base norte-americano Steve Briggs em destaque (24 pontos, 2 ressaltos e 1 assistência em 32 minutos e 12 segundos), a equipa angolana, líder do grupo B com seis pontos, tirou proveito da sua melhor disciplina táctica e nível de organização, ante um adversário teoricamente fraco, mas que ainda tentou complicar.

O d’Agosto começou por dominar o desafio com a diferença pontual a rondar entre 13 a 10 e no decurso do primeiro período o técnico Paulo Macedo deu-se ao luxo de utilizar dez dos doze jogadores (faltando Mutu Fonseca e Francisco Sousa), mas os congoleses, com um "basket" incaracterístico, recuperaram até sete pontos no fim deste quarto (15-22).

O aparente equilíbrio do Mazembe durou até o meio do segundo quarto, quando, contra todas as expectativas, chegou a reduzir o placar a cinco pontos (20-25), situação que obrigou os angolanos a empenharam-se.

Com alguma insistência nos lançamentos exteriores, capítulo em que o clube tentou 23 e converteu 8 (35%), Steve Briggs (2), Roderic Nealy, Armando Costa, Reggie Moore, Edson Ndoniema, Edimir Lucas e Francisco Sousa, todos com um, viram nesta a melhor forma de distanciar-se do oponente, chegando ao intervalo com vantagem de 41-32.

Daí em diante, o campeão em título da Liga de clubes não teve mais dificuldades para se impor, pois conseguiu manter seu cesto inviolável durante cerca de cinco minutos no terceiro período e aumentava a vantagem, que no último quarto foi gerindo.

Quando eram decorridos seis minutos do terceiro período, o Mazembe tinha marcado apenas quatro pontos e o placar assinalava (52-36), fruto de alguma indisciplina táctica dos seus jogadores, que optavam somente por lançar da linha dos sete metros e 25 centímetros (acertaram 6 em 21 tentativas, correspondente a 29%).

Uma vez garantido o apuramento, o 1º de Agosto defronta segunda-feira (dia 15) a formação local do ES Rades e no dia seguinte terá pela frente o ABC da Cote d’Ivoire, ao passo que o Mazembe joga com primeiro com os ivoirenses e depois contra o Mark Mentors da Nigéria.