O Recreativo do Libolo afigura-se principal favorito a marcar presença nas meias-finais da Liga africana de Clubes em basquetebol, a julgar pela qualidade do clube, relativamente ao ASB Mazembe da RD Congo, adversário dos quartos-de-final.

A formação angolana teve esta tarde vitória suada sobre o Sporting de Alexandria, do Egito, por 63-62, que lhe garantiu a primeira posição do grupo A, com oito pontos, e cruza na fase seguinte, quinta-feira, com os congoleses, quartos da série B (7 pontos), que esta terça-feira derrotaram o Mark Mentors da Nigéria, por 69-66.

O desempenho dos conjuntos na fase inicial da prova dão grande vantagem ao Libolo, mas os comandados de Norberto Alves deverão ter em atenção que no período a eliminar não há margens para erro, por forma a evitar momentos de aflição como os que experimentaram diante do Sporting.

No desafio desta terça-feira, o Libolo realizou três bons períodos e terminou em vantagem (15-9), (34-29) e (51-41), mas a partir da metade do último quarto quase deitava à baixo a vitória.

A cinco minutos do final, os egípcios criaram sérias dificuldades à formação angolana com uma defesa zonal e iam fazendo mudanças assustadoras no placar, saindo da desvantagem de (58-55) para condição favorável de 58-60 a (2:20) por jogar.

Mas o "veterano" e capitão Eduardo Mingas puxou da experiência e, com cinco pontos em um minuto, ditou a "sentença" dos egípcios, sendo que igualou a 60 pontos e, após driblar um contrário na linha dos seis metros e 75 cm, fixou o placar em 63-60, com um belo lançamento.

O extremo-poste Bem Romdhane, do Egito, foi o melhor marcador da partida com 23 pontos, seguido do angolano Eduardo Mingas com 19.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.