Mentalmente bem preparada, a equipa angolana do Recreativo do Libolo deu, esta noite, em Tunis, uma lição de basquetebol ao Etoil Sportive Rades da Tunísia e seus adeptos, ao derrotar este por 86-68, conquistando o título africano de clubes, tão almejado pelos tunisinos.

Perante um ambiente bastante adverso, os comandados de Norberto Alves viram-se "ameaçados" no primeiro e segundo quartos, durante os quais não conseguiram evitar desvantagens de 12-17 e 17-19, pelo que saíram para o intervalo a perder por 29-36.

Na altura, os atletas mais produtivos da formação do Cuanza Sul eram Milton Barros, Valdelício Joaquim e o norte-americano Andre Owens, todos com seis pontos, enquanto o base norte-americano Cheyne Gadson, já com 19 pontos, alimentava as esperanças dos tunisinos.

Mas os dez minutos de conversa mantidos no balneário permitiram ao Libolo inverter o rumo dos acontecimentos, suportando a grande pressão exercida em campo pelo ES Rades e nas bancadas pelos seus irrequietos apoiantes que, em pé durante todo o jogo, não se cansavam de entoar cânticos, sob o som de assobios e batuques.

A meio do terceiro período aconteceu então a primeira ação da "reviravolta", com o experiente poste angolano Eduardo Mingas (eleito MVP do torneio) a estabelecer o quinto e último empate do jogo (42-42).

De seguida, Milton converteu cinco pontos em um minuto, abrindo uma vantagem de (47-42), o que galvanizou a sua equipa e começou por "esfriar" o fulgor da claque caseira.

Persistente na defesa e eficiente nos lançamentos, o Libolo foi muito mais produtivo na segunda parte do jogo, pois não olhou a meios e nem mediu consequências para "obrigar" o adversário a atirar a "toalha ao tapete" muito tempo antes do fim da partida.

Quanto faltavam três minutos, o placar registava convincentes dezanove pontos de diferença (73-54) e a lição de bem jogar basquetebol da formação angolana contagiou, e de que maneira, os adeptos tunisinos que, rendidos pela superioridade adversária, optaram pelo fair-play e terminaram o jogo em palmas para o novo campeão africano.

Milton Barros, com 21 pontos, Valdelício Joaquim (18), Eduardo Mingas (15) e Erik Colman (14) destacaram-se na conquista do primeiro troféu continental de clubes na história do Libolo, numa partida cujo melhor cestinha foi o base Cheyne Gadson, 24 pontos.

*Notícia atualizada às 23h04.