O 1º de Agosto conquistou a supertaça angolana de basquetebol feminino, ao vencer hoje o Interclube, por 77-74, em partida disputada no pavilhão Palanca Negra Gigante, em Malanje.

O conjunto militar entrou mal no jogo, permitindo um distanciamento considerável no marcador, de 0-9, até perto dos cinco minutos de jogo.

O Interclube dominou por completo a primeira parte, levando ao intervalo uma vantagem de 13 pontos de diferença (11-24). No reatamento, o 1º de Agosto entrou mais competitivo e agressivo no sector ofensivo e conseguiu fazer 24 pontos no terceiro quarto, ao contrário dos 17 do Inter, mas não suficientes para passar adiante, servindo apenas para reduzir em seis pontos de diferença, ao cabo do terceiro quarto.

O último quarto foi mais competitivo, porque os dois conjuntos se bateram de igual para igual, chegando a distanciar-se apenas em um e três pontos, mas o 1º de Agosto aproveitou bem a falha defensiva do adversário, ganhou mais ressaltos e contabilizou 24 pontos, contra os 20 do Interclube, o que ditou o resultado final em 77-74.

O Interclube ainda teve tempo de recuperar a vantagem que trazia de início, mas negligenciou, deixando mais soltas as atletas adversárias, que com muito sacrifício e luta mantiveram o equilíbrio do jogo e passaram adiante sucessivas vezes.

Ainda assim o Inter teve oportunidade de forçar um prolongamento, quando tinha a posse de bola, a 10 segundos do fim, quando o seu técnico, Manuel de Sousa, pediu um minuto de desconto para possivelmente orientar a tentativa de um triplo, o que não veio a acontecer por falha de Italee Lucas.

A capitã do 1º de Agosto, Fineza Eusébio, considerou ser uma vitória muito difícil, apesar de ter estado desde sempre nas perspectivas do clube, uma vez que o Interclube não deu espaço à sua equipa, mas graças ao empenho e dedicação, sobretudo na segunda metade, foi possível fazer a reviravolta. “Temos o sentimento de dever cumprido e estamos todos de parabéns e dedicamos a Taça à Direção do Clube e a todos os adeptos, porque são eles que nos apoiaram”, rematou.

O mesmo recinto vai albergar sábado a supertaça masculina que vai opor as equipas do Petro de Luanda e Recreativo do Libolo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.