A atleta Joana Balanga, do 1º de Agosto, foi eleita esta segunda-feira como jogadora mais valiosa (MVP) da 25ª edição do campeonato angolano de basquetebol de juniores, disputado de 23 de janeiro a 2 de fevereiro, na cidade de Benguela.

Para além disso, Rosa Gala, também ao serviço do 1º de Agosto, arrebatou o troféu de melhor cestinha do campeonato. Já a distinção de equipa fair-play da prova coube ao Inter de Benguela, segundo anunciou a organização.

Entretanto, a equipa do 1º de Agosto conquistou o título nacional de basquetebol em juniores no setor feminino, ao vencer, no Pavilhão Joaquim Araújo, o Interclube, por 54-44, em encontro da final.

Num jogo dominado pela formação rubro-negra, as "polícias" ainda conseguiram equilibrar de alguma forma durante a primeira parte, chegando ao intervalo a perder por apenas sete pontos de diferença (27-20).

Nos quartos subsequentes, as novas campeãs nacionais não deixaram os seus créditos em mãos alheias e reconquistaram assim o título perdido para o Sporting de Benguela, na época passada, na cidade do Lubango.


Eis a classificação final:

1º 1º de Agosto

2º Interclube

3º Benfica do Lubango

4º Sporting Club de Benguela

5º Inter de Benguela

6º Grupo Desportivo o Maculusso

7º Sporting Petroléo do Bié

Já na categoria masculina, o Petro de Luanda venceu no domingo o 1º de Agosto, por 78-49, e garantiu a conquista do título de basquetebol neste escalão.

Os campeonatos de basquetebol de sub-18 em masculino (26ª edição) e feminino (25ª edição), enquadrados na época 2014-2015, contaram com a presença de 16 equipas em representação de cinco das 18 províncias angolanas e tiveram como palco os pavilhões Acácias Rubras, Joaquim Araújo e Estrela 1º de Maio, na cidade de Benguela.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.