O Atlético Sport Aviação (ASA) recebe esta noite, a partir das 18 horas, no pavilhão anexo à Cidadela, o 1º de Agosto, em jogo de acerto à quarta jornada da fase de qualificação do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, BIC Basket.

Marcada para sábado último, a partida não se realizou por ausência do trio de arbitragem António Bernardo, Osvaldo Neto e Valentim Benjamim, que após as críticas do vice-presidente do 1º de Agosto, José Moniz, sobre o trabalho dos juízes decidiram não apitar este desafio, "protagonizando", os quatro, um episódio que lhes custou a suspensão por parte da federação.

Os aviadores procuram atingir a terceira posição e alimentar as esperanças de qualificação a um dos quatro lugares nos "play-off", enquanto os militares vão tentar manter-se na condição de vitoriosos, após o triunfo anterior sobre o Recreativo do Libolo, o que lhes daria outro alento para melhorar encarar o Interclube na última jornada.

Esta etapa do campeonato é comandada pelo Petro de Luanda com seis pontos, tem ainda um jogo por realizar, seguido do Libolo com o mesmo número de pontos (já terminou a campanha e tem quociente negativo de 10 pontos).

O 1º de Agosto vem na terceira posição com quatro pontos, o ASA é quarto com menos um, enquanto o Interclube ocupa a quinta e última posição também com três pontos. O Inter tem quociente negativo de 43 pontos em relação aos aviadores.

Face à problemática da arbitragem que levou à não realização deste encontro na data prevista, a federação suspendeu, esta terça-feira, o juiz de categoria internacional António Bernardo por 21 dias e os de categoria nacional Osvaldo Neto e Valentim Benjamim, por 15 dias, enquanto o dirigente "agostino" José Moniz tem 30 dias de suspensão.