O calendário da seleção angolana na fase de grupos do Afrobasket2015, a decorrer de 19 a 30 de agosto próximo na Tunísia, apresenta um grau de dificuldade crescente com a agravante de jogarem na capital.

De acordo com o site oficial da prova, os angolanos, integrados no grupo B sediado em Tunis, tal como a série A do anfitrião, iniciam a defesa do seu título um dia depois da abertura da competição diante de Moçambique, às 21h00 do dia 20.

Este confronto oporá o primeiro colocado do ranking africano e 16º da FIBA Mundo à 12ª seleção mais forte do continente e a 66ª no globo.

Dois dias depois, o grau de dificuldade aumenta para os líderes do basquetebol. em África, não apenas por enfrentarem o décimo de África e 60º do Mundo, mas por Marrocos ser daquela região.

Para o fecho da fase de grupos terá pela frente a melher seleção africana no último campeonato do mundo, o Senegal, que ocupa no ranking FIBA a trigésima posição e é a quarta mais forte em África.

Outra grande dificuldade que os 11 vezes campeões continentais enfrentarão será a hostilidade dos adeptos tunisinos, conscientes de que Angola será o principal opositor da sua seleção na busca do único passe desta região para os jogos olímpicos Rio2016. A Tunísia foi a única nação que conseguiu interromper, em 2011, o percurso vitorioso dos angolanos, desde 1989, depois de o Senegal o ter feito em 1997.

Após esta etapa, segue-se a eliminatória para os quartos de final. Tendo em conta o 'ranking', a probabilidade é Angola ficar em primeiro e assim cruzar com Uganda ou RCA, que integram o grupo A com Tunísia e Nigéria.

As projeções com base no potencial do ranking apontam para uma meia-final com tunisinos ou nigerianos.

Angola tem 11 títulos do Afrobasket, seguindo-se-lhe a longa distância o Senegal e Egito, com cinco cada.

A prova tunisina apura o 1º classificado para os próximos Jogos Olímpicos.

Calendário de Angola no grupo B:

Dia 20 / Angola - Moçambique (21h00, Tunis)
Dia 22 / Angola - Marrocos (21h00, Tunis)
Dia 24 / Senegal - Angola (21h00, Tunis)