O Centro de Reabilitação Profissional de Viana conquistou na terça-feira, na cidade do Namibe, o VI campeonato angolano de basquetebol em cadeiras de rodas, com vitória na final sobre o Misto do Cuanza Norte, por 56-54, em jogo disputado no pavilhão multiusos "Welwitschia Mirabilis".

O ex–campeão nacional, o Kabuscorp de Cabinda, ficou na terceira posição mercê do triunfo ante o Misto de Cabinda (54-45). A formação anfitriã, o Misto do Namibe, quedou-se na última posição.

O atleta Alberto Gaspar, do Kabuscorp de Cabinda, foi o melhor cestinha da competição com 157 pontos marcados, enquanto Augusto Tchipusso (Misto do Namibe) foi o melhor triplista com três lançamentos certeiros.

Adilson João, do Centro de Viana, sagrou-se o atleta mais valioso (MVP), o Misto do Namibe considerada a equipa "fair play" e Michael Paulo foi considerado o melhor árbitro do campeonato.

O evento, inserido no âmbito das comemorações dos 40 anos da independência nacional, a assinalarem-se dia 11 de novembro próximo, foi organizado pelo Comité Paralímpico Angolano em parceria com o governo local.

Contou com a participação das equipas como Kabuscorp de Cabinda, Misto do Cuanza Norte, Centro de reabilitação profissional de Viana, Académica do Lobito, Cidadela Desportiva, Misto de Cabinda, Misto do Bié e Misto do Namibe.