O RedBull King of The Rock é um evento único no basquetebol e pretendeu mais uma vez celebrar esta modalidade e reunir os melhores jogadores de vários países do mundo numa grande final. É a primeira vez que Angola foi representada neste evento e o SAPO esteve presente para acompanhar a trajectória de Hélcio Francisco, o primeiro angolano a representar o país em um evento do género

Hélcio tem 28 anos, vive no Prenda, em Luanda e joga basquetebol profissional no Progresso do Sambizanga. Segundo o mesmo, desde o primeiro dia chegou à Istambul que sentiu a seriedade da competição: “Senti logo que todo o mundo tinha o mesmo objectivo, que era ganhar o campeonato. O clima sempre teve tenso, poucas pessoas conversavam e todo mundo estava concentrado em levar a taça para o seu país.

Hélcio partiu para a Turquia a 26 de Agosto e durante três dias conviveu de perto com alguns dos melhores atletas mundiais deste desporto. Por ser pioneiro não sabia da exigência e agressividade com que se luta pelo lugar de rei do street basket mundial.

“Sabia que eram jogadores de grande porte, mas estava à espera de tanta agressividade, dei o meu melhor e trabalhei muito para chegar a esta final. Para o ano sei que tenho que me preparar para um jogo muito agressivo e competitivo. Espero voltar, acredito que para a próxima posso ter um melhor desempenho, pois já sei o que esperar de uma final do Red Bull King of the Rock”, explicou Hélcio Francisco.

“Não saio derrotado, foi uma oportunidade muito boa, conheci atletas de diferentes paises e partilhei experiências e momentos que acredito me tornem um melhor atleta.

O RedBull King of the Rock teve um significado especial para o jogador: “Um evento realizado uma vez por ano é sempre algo singular, puder participar no mesmo foi uma cereja no topo do bolo. Uma das minhas maiores ambições era de levar a taça para Angola pois assim o evento poderia realizar-se no meu país.

Hélcio era o mais baixo da competição e preparou-se à medida: “Tive o acompanhamento de amigos e colegas, em treinos leves e pesados. Foquei-me no campeão deste ano e do ano passado, o turco Kivanç Dinler, e apesar de estar bastante confiante, já sabia que não seria tarefa fácil . Kivanç é um jogador alto, bastante pesado e causou com mérito um problema enorme a todos os adversários.

Questionado sobre a sua prestação no seu actual clube e possíveis propostas profissionais o mesmo afirma: “O Progresso do Sambizanga é uma equipa média com enorme potencial, e sinto-me bem, sinto-me em casa. Até agora não surgiu nenhuma proposta de outros clubes. Para ser sincero, não tenho preferências, eu quero é jogar. Quando as opções aparecerem, eu analiso de acordo com o ambiente e bem-estar, que para mim são cruciais ao desenvolvimento de qualquer jogador”.

Hélcio tem como jogadores preferidos nacionais Miguel Lutonda, Leonel Paulo e Carlos Morais. A nível internacional o seu maior ídolo é Allen Iverson.

Segundo Tatiana Fernandes, especialista em comunicação da Redbull Angola, para a marca fazia todo o sentido investir no basquetebol que é uma das culturas mais fortes do povo angolano e levar o Hélcio para lutar pela taça, depois de conseguir um lugar na final.

O processo de selecção em Angola foi baseada em três eliminatórias e uma final nacional. Como foi a primeira vez a realizar o evento a redbull apenas organizou o mesmo em Luanda: “Para edições futuras esperamos conseguir alcançar outras províncias. Foram três eliminatórias em três pontos estratégicos da cidade. Os jovens candidatavam-se, podiam entregar a sua ficha aos escritórios da RedBull ou comparecer, mas comparecendo podiam correr o risco de não ter lugar, e das três eliminatórias foi eleito sempre um finalista que depois disputou a final na Baía de Luanda.

Segundo a mesma, se Hélcio fosse campeão da modalidade, existia a possibilidade do mesmo realizar-se em Angola, como tem acontecido na maior parte das vezes com outros vencedores do King of the Rock: “Se realmente isso acontecesse nós teríamos todo o gosto em promover uma final realizada no nosso país e acho que estamos completamente aptos para tal, nós temos campos, temos espaços icónicos, temos tudo para realizar um evento do género.

Da mesma forma que só foi realizado o evento em Luanda, a Redbull também apostou apenas no King of the Rock. “Em relação à vertente feminina, Queen of the Rock, decidimos não pegar ainda esse projecto por uma questão de praticidade. Foi a primeira vez e queríamos ver qual era a adesão dos angolanos, se gostavam ou não gostavam. Começar com calma para que tudo corra bem, e criar a cultura do evento no nosso país”, conclui.

A 6ª edição, daquele que é o primeiro e único torneio de street basket do mundo, Red Bull King of the Rock, aconteceu no dia 29 de Agosto e contou pela primeira vez com o jindungo da banda, Hélcio Francisco não venceu mas ninguém ficou indiferente à garra deste atleta.