Em partida dramática com o resultado a definir-se a segundos do fim, a seleção angolana feminina de basquetebol perdeu nesta quinta-feira com a Nigéria, por 59-61, e ficou fora da final dos Jogos Africanos que decorrem no Congo Brazzaville.

Ao intervalo, as bicampeãs africanas venciam por 44-36, mas no último quarto anotaram apenas 10 pontos contra 17 da oponente, em dia de feriado no país em memória do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto.

No pavilhão de Makélékélé, a seleção angolana chegou a impor uma diferença de uma dezena de pontos (55-45) a meio do último quarto, mas depois sucumbiu à maior eficácia e, sobretudo, serenidade das adversárias na hora dos lançamentos de curta e longa distância.

Faltando dois minutos para o término da partida e a vencer por 59-55, Angola desperdiçou a posse da bola e um minuto depois a Nigéria reduziu para 59-57 e depois, aos 50 segundos, igualou a 59-59.

A seleção angolana perdeu novamente a posse da bola quando restavam 25 segundos e a oponente, com dois lances livres convertidos pela antiga jogadora do 1º de Agosto, Chika Ogoke, adiantou-se no marcador em 59- 61.

Nesta altura faltava inclusive força mental às jogadoras angolanas, com duas perdas de bola na derradeira etapa que determinaram a derrota. A perder por diferença de dois pontos, ou seja 59-61, a seis segundos do fim, Nguendula Filipe teve nas mãos a possibilidade de empatar o jogo e forçar um prolongamento, mas falhou os dois lances livres.

Angola disputará a terceira posição com o derrotado do jogo Senegal-Mali.