A direção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) aguarda pela resposta da FIBA-África a respeito da solicitação de cancelamento do torneio zonal VI em sénior masculino e feminino da modalidade, marcados para 31 de outubro a 6 de novembro, em Luanda.

Esta informação foi prestada ao Jornal de Angola pelo secretário-geral da FAB, Tony Sofrimento, nomeado como coordenador da competição, que explicou que essa posição se deve a problemas financeiros das equipas participantes.

"Pensamos não ser prudente organizar o zonal com apenas uma equipa estrangeira presente, no caso o Ferroviário de Maputo de Moçambique. Não vamos fazer deslocar comissários e neutros para jogarem apenas três equipas. Estando aqui uma delas, implica logo custos de seis dias para fazer disputar uma competição. Endereçámos uma carta à FIBA onde damos conta de todos estes contratempos", realçou.

A FAB defende igualmente a passagem direta das equipas femininas do Interclube e do Ferroviário de Maputo, assim como as masculinas do Petro de Luanda e do Recreativo do Libolo, por serem as únicas disponíveis.

Participarão no zonal VI Zâmbia e Zimbabwe, em masculinos e femininos, África do Sul e Moçambique (fem) e as equipas angolanas do Recreativo do Libolo e do Petro de Luanda (masc) e 1º de Agosto e Interclube (fem).

Estão já qualificadas para a fase final da prova a disputar-se de 27 de novembro a 6 de dezembro próximos, em Luanda, as senhoras do Desportivo do Maculusso e os homens do 1º de Agosto, por serem as organizadoras.

O Recreativo é o detentor do título em masculinos, enquanto o Interclube conquistou a coroa no setor feminino.