As equipas do 1º de Agosto e Dolphins da Nigéria defrontam-se esta noite, no pavilhão Multiusos dos Kilamba, em Luanda, em partida da quinta e última jornada da fase de grupos da Taça dos Clubes Campeões Africanos em Basquetebol feminino, que definirá o primeiro lugar da série A.

Já apuradas para os quartos de final, ambos os conjuntos têm oito pontos, resultantes de quatro vitórias, e o vencedor vai cruzar com o adversário teoricamente mais acessível que ocupar o último posto do grupo B, entre o INSS da RD Congo e KCCA do Uganda, atuais quarto e quinto classificados, respetivamente com 5 e 4 pontos.

A jogar diante do seu público e com um histórico razoável em provas do género, equipa angolana apresenta ligeiro favoritismo, mas a adversária tem estado a demonstrar possuir qualidade e força anímica que lhe possibilita inverter o quadro, sendo a “cabazada” imposta, esta terça-feira, ao Berco Stars do Burundi (105-75) uma prova disso.

Contrariamente as “agostinas”, cujo jogo é muito dependente de duas atletas, as nigerianas pautam suas acções pelo colectivismo, facto que tem chamado a atenção e causado sérias dificuldades aos seus oponentes, uma vez que apesar da estratégia colectiva prevalecer as principais jogadoras quase sempre têm registos altos.

Na quarta jornada, por exemplo, o seu cinco inicial marcou da seguinte forma: Olaosebikan (15), Okpe (15), Currency (27), Bhadmus (7) e Minata Fofana (13).

Por isso, Leia Dongue, Ana Gonçalves, Rosa Gala, Sónia Guadalupe e companheiras deverão se empenhar, sob pena de começarem por comprometer as aspirações do clube de resgatar um troféu que há muitos fugiu da sua galeria.

A partida tem início marcado para as 18 horas e duas horas mais tarde entra em campo a formação do Interclube, campeã em título, que defronta o já eliminado USIU do Quénia.