Apesar da saída forçada da base Italee Lucas, o Interclube confirmou as suas reais intenções ao derrotar o Radi do Congo Democrático, por expressivos 74-40, em jogo de acesso às meias-finais da Taça Africana de clubes em basquetebol feminino, que decorre no pavilhão Multiuso do Kilamba.

Cientes da necessidade de ultrapassarem as adversárias e estarem mais próximas da luta pela revalidação do título continental, as raparigas da formação da polícia chegam ao primeiro período com o resultado de 17-9, antevendo-se já uma relativa superioridade.

Este diferencial em parte se evidenciava pela representação angolana, cujas principais ações ofensivas eram conduzidas pela jogadora Italee Lucas, que deixou a quadra no fim do terceiro período, com sete pontos convertidos, por problemas de "mal-estar", segundo o seu treinador, Manuel Sousa Necas.

Com uma clara superioridade e muito também pela excelente exploração dos lançamentos de curta e longas distâncias por parte de Sequoia Holmes, o placard chegou ao intervalo com a vantagem de 38-23, embora com um certo ascendente do adversário.

No terceiro, mesmo com o rodar de quase todas as 12 jogadoras do Interclube e algum atrevimento das congolesas, que também experimentavam dar maior velocidade na transposição da bola da defesa ao ataque, atinge-se a marca de 55-31.

Já na fase derradeira, o emblema do Ministério Interior consolidou a sua posição em campo, utilizando uma defesa mais ativa e municiando o esférico para os contra-ataques mais certeiros, que deixaram sem muitas soluções a turma do Radi que, mesmo tentando, era impotente para travar os desígnios das campeãs africanas, decididas a passar à meia-final da prova.

Contribuíram significativamente para o feito do Interclube os 14 pontos marcados pela extremo Rosemira Daniel, seguida da sua colega Seguoia Holmes, com 13. Por parte da formação congolesa, realce para Nicole Mubalo Kanyibo, também com 13, mas insuficiente para evitar a derrota da sua equipa.

Com este triunfo, o Interclube apurou-se para as meias-finais da prova, e sábado vai reencontrar o Ferroviário de Maputo (Moçambique), que eliminou o Dolphins da Nigéria.

Já nas meias-finais, as angolanas vão tentar a desforra ante as moçambicanas, que as derrotou na fase de grupos (B) por escasso um ponto (64-63).

Sob arbitragem do trio Mucheno Annia, Themes Buiswa e Adekanmbi Adesola, as equipas marcaram da seguinte forma:

Interclube – Catarina Camufal (5), Italee Lucas (7), Merciana Fernandes (3), Rosemira Daniel (14), Seguoia Homes (13), Angela Cardoso (3), Nadir Manuel (6), Felizarda Jorge (8), Angelina Golome (6), Ngiendula Filipe (4), Elsa Eduardo (3) e Loouise Salley (2).

Treinador: Manuel Sousa “Necas”.

Radi – Masengo Sadrine (0), Ukete Lukokesha (0), Mawano Gracia (8), Keyi Fara (4), Makapala Florence (Não utilizada), Kapinga Jeanine (5), Munganza Mireille (5), Tshilanda Gracia (0), Felekeni Bamati (0), Kaniybo Mubalo Nicole (13), Mameka Maguy (3) e Ngobeleza Marier (2).

Treinador: Manix Mandola Maningo Lolango.

Resultados parciais (9-17, 14-21, 8-17 e 9-19).