O campeão africano, Recreativo do Libolo, continua a dar cartas na 30ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, prova que decorre de 10 a 20 de dezembro, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda.

A formação de Calulo, província do Kwanza Sul, Libolo, com a sua boa forma desportiva, continua a 'amedrontar' os adversários envolvidos na competição africana da bola ao cesto, sendo que a sua missão é reconquistar o título.

Com esta intenção, o vice-campeão nacional trabalha para concretizar o objetivo, mas sabe que os seus rivais angolanos, 1º de Agosto e Petro de Luanda, também estão na linha da frente como candidatos.

O técnico do Libolo, Norberto Alves, disse que confia nos seus pupilos e nas estratégias montadas pela equipa técnica, mas respeita a qualidade e a postura dos adversários, porque também trabalham para vencer jogos.

Contudo, o português pediu mais atitude, concentração e finalização aos seus jogadores, com a ideia de bloquearem as jogadas dos adversários, de modo a que o favoritismo não seja contrariado em campo.

Norberto Alves reconheceu que a Taça dos Clubes Campeões não está fácil para ninguém, por isso a sua equipa vai continuar a dar o máximo para chegar à final e pensar na revalidação do título africano.

Carlos Morais, Braúlio Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Milton Barros são os jogadores com mais destaque no Libolo, além dos dois reforços norte-americanos, o base Jonathan Wallace e o poste Marcus Willis, que já estão a dar cartas.

De recordar que a agremiação de Calulo realizou o estágio pré-competitivo nos países ibéricos Portugal e Espanha, onde a equipa técnica mediu a pulsação do plantel, com foco nos novos jogadores.

A competição africana da bola ao cesto também serve de balão de ensaio para o campeão africano tendo em vista o arranque do campeonato nacional, vulgo Bicbasket, em janeiro de 2016, prova em que o conjunto de Calulo sonha conquistar o terceiro troféu.

Na lista dos vencedores da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em masculinos, o Recreativo do Libolo soma apenas um título, enquanto o 1º Agosto lidera, com sete troféus.