O Recreativo do Libolo e o Petro de Luanda estão numa luta renhida pelo título. De um lado o campeão angolano de basquetebol em título. Do outro, a segunda equipa mais titulada da prova, com 11 troféus.

As duas formações disputam a final da 32ª edição da Taça de Angola, na noite do dia 22 de abril, sexta-feira, no pavilhão principal da Cidade Desportiva, em Luanda.

Antes do encontro esperado pelos adeptos das duas equipas, bem como amantes do basket, o 1º de Agosto e o Atlético Sport Aviação (ASA), vão jogar para o terceiro e quarto lugares da prova.

Com a ambição no título, os dois finalistas já começaram a traçar as estratégias de jogo, sendo que ninguém assume o favoritismo, apesar dos petrolíferos terem uma tradição mais forte na modalidade. Nesta altura, as equipas estão a realizar treinos em diversos setores, com destaque para a recuperação física, finalização e contra-ataque rápido, tendo em conta a dimensão do espectáculo.

O técnico camaronês do Petro de Luanda, Lazaré Adingonó, procura formas de suplantar o adversário, uma vez que a missão da sua equipa é conquistar o décimo segundo título. Já o campeão africano e da Taça de Angola 2015, não foge à regra, porque sonha em acabar com o tabu dos petrolíferos, apesar de reconhecer o potencial do ‘colosso’, uma vez que se trata de uma final.

Nas meias-finais da segunda maior competição da bola ao cesto no país, o Libolo afastou o gigante 1º de Agosto, ao passo que o Petro aplicou uma derrota forte sobre o ASA de 100-75.

De recordar que, em 2015, o Recreativo do Libolo foi o vencedor da Taça de Angola, ao vencer o 1º de Agosto por, 79-70. Esta última equipa lidera a lista dos vencedores, com 13 títulos, seguido pelo Petro, com 11 troféus na galeria.