O Petro de Luanda conseguiu hoje, sexta-feira, aplicar uma vitória sofrida ao Interclube, por 112-109, na partida da primeira jornada da fase de qualificação do campeonato nacional de seniores masculinos de basquetebol (BIC Basket2016).

A formação do eixo-viário sofreu porque só conseguiu se encontrar e suplantar a vantagem dos “polícias” no último minuto do último período, depois de ter perdido os três primeiros.

O Interclube, pelo que fez no jogo com um adversário candidato ao título, mostrou que vai dar muito que falar nesta fase de apuramento das equipas que vão defrontar os play-off.

No primeiro quarto, as duas equipas estavam equilibradas, mas foi o Interclube que começou a dar primeiro na vista, ao comandar o marcador, acabando por vencer o primeiro período, por 34-28.

Os “petrolíferos”, no segundo período, entraram mas ousados e conseguiram recuperar a vantagem do adversário, empatando por 41-41, a faltar 6 minutos para terminar o período. Os “polícias” voltaram aos cinco minutos, comando com seis pontos de diferença.

Apesar da boa exibição da turma de Alberto Babo, com destaque para o jovem base Gerson Domingos, que até ao segundo período, na sua conta pessoal, já tinha marcado 13 pontos, os pupilos de Lazare Adingono não deixavam os “polícias” alargarem a margem no marcador, que culminou com vantagem ao intervalo, do Interclube, por 58-57.

No reatamento, o Petro de Luanda continuou a procurar soluções para ficar a frente do marcador, visto que nos dois primeiros saiu nulo. Ainda assim, não conseguiu travar a fúria dos afectos ao Ministério do Interior que querem mostrar, nesta fase de qualificação, que estão presente para discutir de igual com qualquer adversário.

Aos dois minutos para terminar o terceiro quarto, o Petro de Luanda empatou (80-80), mas não tardou Paulo Barros, com um tripulo, colocou o Interclube novamente em vantagem e a equipa do Eixo-viário não teve, novamente, a sorte nesta etapa, ao perder por 84-85.

As duas formações, no último quarto, entraram tensa, visto que era o período decisivo para o Petro tomar a vantagem.

Depois de muito esforço e jogadas, o Petro de Luanda conseguiu vencer a partida por três pontos de diferença.

Na partida, o base Emmanuel Quezada, com 34, e Gerson Gonçalves, com 24 pontos, foram os melhores marcadores do Petro de Luanda.

No Interclube, o extremo Paulo Barros, com 29, e Gerson Domingos, com 20 pontos, foram melhores cestinhas.