O base norte-americano Emmanuel Quezadas, ao serviço do Petro de Luanda, afirmou que está disponível para representar a seleção de Angola, caso haja interesse da federação angolana da modalidade.

Em entrevista à Angop, durante a qual abordou a sua presença no campeonato angolano de basquetebol sénior masculino, o jogador, de 31 anos, nascido na República Dominicana, disse que aceitaria com muito prazer jogar pelos hendeca-campeões africanos, pelo facto de se sentir bem no país e adaptar-se com facilidade ao basquetebol praticado em Angola.

Eleito jogador mais valioso (MVP) dos campeonatos nacional e africano em 2015, Quezadas confirmou o interesse de outros clubes angolanos nos seus préstimos, mas afirma que se sente bem no Petro de Luanda, pelo que não pensa na mudança de equipa.

"Sinto-me bem no Petro, com quem tenho contrato até 2017, e vou continuar a trabalhar para ajudar a equipa a conquistar títulos. Alguns clubes, cujos nomes prefiro não citar, contactaram o meu agente para saber da minha disponibilidade", explicou o base, que em 2014 bateu o recorde de pontos marcados num jogo no campeonato brasileiro (50).

Realçou que uma das suas principais motivações é o comportamento dos adeptos do Petro, os quais considera principais impulsionadores do seu rendimento individual.

"Sou profissional e jogo sempre para vencer, mas tenho que admitir que os adeptos me transmitem uma energia extra", frisou.

O antigo jogador do Juventude de Badalona (Espanha) e do São José (Brasil) disse que já sonhou em jogar na NBA, liga mais competitiva do mundo. "Quando terminei a universidade, onde joguei, não estava preparado para a NBA e nem tive oportunidade de lá estar e optei pela Europa".

Sem citar a equipa, explicou que no ano passado recebeu um convite para a Summer League, mas como já era jogador do Petro preferiu cumprir o contrato com a equipa angolana, contrariamente a fazer testes sem garantias de ficar no clube da Summer League (jogos de verão nos Estados Unidos).