Basquetebol / Angola

29-05-2016 17:30

1º de Agosto "arrasa" Libolo no primeiro jogo da final

113-82 foi o resultado do primeiro jogo da final do campeonato angolano de basquetebol.
1º de Agosto vs Recreativo do Libolo
Foto: PEDRO PARENTE

1º de Agosto e Recreativo do Libolo defrontaram-se na noite de sábado.

Por SAPO Desporto c/ Angop sapodesporto@sapo.pt

Com postura de campeão, o 1º de Agosto venceu na noite de sábado, no pavilhão Victorino Cunha, o Recreativo do Libolo por 113-83, no primeiro jogo da final do campeonato angolano de basquetebol sénior masculino, disputado no sistema de 'play-offs' à melhor de sete partidas.

Aproveitando bem o fator casa, os "militares" deram um passo importante na corrida pelo título, superando um adversário que surpreendeu pela negativa, uma vez que, tendo em conta o nível do plantel, esperava-se uma postura melhor.

Com 29 pontos, o extremo do 1º de Agosto Islando Manuel foi o melhor marcador e confirmou o bom momento de forma que atravessa.

Os "militares" conseguiram controlar a primeira parte, definindo o ritmo do jogo tanto no primeiro como no segundo período, fixando o resultado ao intervalo em 52-47, numa etapa em que o extremo Islando Manuel terminou com 15 pontos.

No terceiro quarto, a maior parte dos ataques do 1º de Agosto terminava em pontos, ao contrário do adversário, que cometia muitos erros defensivos, tendo ficado quatro minutos sem marcar. Foi assim que alcançaram uma vantagem de 25 pontos (75-50).

Até ao final do período assistiu-se a um Libolo atrás do resultado, ao passo que o 1º de Agosto, sem pressão, procurava manter a vantagem até ao quarto decisivo. Para o efeito, o técnico Ricard Casas optou, por muito tempo, por uma equipa baixa e rápida, com dois bases, onde se destacavam os jovens Islando Manuel (23 pontos) e Hermenegildo Santos (20).

Com o encontro sob controlo, e uma grande percentagem nos lançamentos de longa distância, os "rubro-negros" entraram para o quarto decisivo a vencer por 90-62.

A perder por 28 pontos de diferença, no quarto período, a formação do Cuanza Sul apresentou-se sem poder de reação e, numa clara mostra de rendição, o técnico Norberto Alves optou por dar tempo de jogo aos atletas menos utilizados, quando ainda faltavam nove minutos.

Com o 1º de Agosto a gerir a vantagem pontual e o Libolo a fazer pouco ou nada para superar, o desafio terminou com vitória do anfitrião por 113-83.

A próxima partida será realizada na terça-feira no mesmo recinto.

Conteúdo publicado por Sportinforma