As várias gerações de campeões de África de basquetebol sénior masculino de Angola e antigas estrelas da NBA defrontam-se em Luanda, a 12 de Outubro, num jogo de ação solidária, no pavilhão multiusos de Luanda, partida que visa ajudar as vítimas da seca na província do Cunene e o combate à febre-amarela.

O projeto denominado “Lendas Vivas” foi apresentado na tarde desta quarta-feira em conferência de imprensa, no Centro de imprensa Aníbal de Melo, por Cláudio Dikani, responsável máximo da comissão organizadora, tendo garantido que as antigas estrelas da NBA, Koby Bryant, Shaquille Oneal, Paul Pierce, Allen Iverson e Reggie Miller foram convidadas para o evento, que vai juntar todos os campeões africanos, quer os que já abandonaram a modalidade quer aqueles que ainda estão no ativo.

“Ainda não temos uma resposta sobre a vinda destes norte-americanos, mas tudo está a ser feito para que os mesmos sejam contactados e venham a dar sinal positivo em aderir ao nosso convite tendo em conta que estes têm uma agenda bastante preenchida”, realçou.

Segundo Cláudio Dikani, tão logo a organização tenha confirmação a nível da NBA África e as verbas solicitadas nas demais instituições públicas e privadas, para custear despesas com a atividade, irá uma equipa de três elementos aos EUA, entre eles Joaquim Gomes “Kikas” e um representante da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Estiveram na mesa do presidium da conferência Miguel Lutonda, Benjamin Avô, Aníbal Moreira e Joaquim Gomes Kikas, que, além de fazerem parte da comissão organizadora, também vão jogar em Outubro.

Os norte-americanos, segundo Cláudio Dikani, têm chegada prevista para o dia 11 de Outubro e vão permanecer em solo nacional durante cerca de cinco para participar de outras atividades, todas de cariz social.

A presença de treinadores categorizados é um facto para ministrar uma palestra sobre o basquetebol, com o tema “ o que é o basquetebol e sua essência”, que terá como orador o treinador norte-americano Lary Brown, e como moderadores os técnicos Mário Palma e Luís Magalhães, que também foram campeões pela seleção angolana.

O projeto “Lendas Vivas” foi concebido em 2011, para a realização de atividades de caris filantrópico de dois em dois anos, como forma de reconhecer todos aqueles que foram campeões nas mais diversas modalidades desportivas existentes em Angola.