O secretário da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Diogo Gomes, considerou importante que se aproveite os jogadores sub-18 da modalidade, campeões africanos, para futuramente representarem os escalões superiores, e destacou que a aposta na formação é fundamental para se alcançarem títulos.

Em declarações à Angop, Diogo Gomes, que reagia à conquista do campeonato africano sub-18 em basquetebol masculino por Angola, em Kigali (Rwanda), disse que houve um trabalho de "casa" e que os jogadores tinham consciência da necessidade de vencer o campeonato.

"O título africano é uma vitória do trabalho de formação e de todos os angolanos em geral, por isso repito as palavras que devem ser ditas: os clubes devem apostar na formação para que tenhamos uma seleção compacta para os próximos compromissos", disse.

Considerou o título significativo para Angola, uma vez que não ganhava na classe de sub-18 há 28 anos, por isso esta vitória só vem dar sequência aos resultados que se fizeram nos sub-16, que também foram campeões há dois anos.

O dirigente frisou que Angola tem valores para se fazer valer na modalidade de basquetebol no continente, onde é uma seleção ganhadora, e deve manter-se com esse rótulo.

A seleção angolana de basquetebol em sub-18 sagrou-se no domingo campeã africana da categoria, ao vencer o Egito em Kigali (Rwanda) na final, por 86-82, após prolongamento.

O anterior detentor do trófeu era o Egito.