A disputa do torneio da zona austral preliminar da Taça de África dos Clubes Campeões no país, em Outubro, permitirá às equipas angolanas aumentar o nível competitivo visando as respetivas fases finais, disse hoje à Angop o técnico do Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Dinis.

‘’É bem-vinda esta prova, já que o nosso país é o maior potencial do basquetebol em África. As nossas equipas saberão aproveitar bem este torneio para irem mais forte às fases finais’’ – realçou o treinador que levou a seleção nacional sénior masculina ao torneio pré-olímpico disputado na Sérvia.

A prova, a ser disputada no mês de Outubro, vai qualificar os representantes da zona VI para fase final, marcada para Dezembro em Moçambique (fem) e Egipto (masc), respetivamente.

De acordo com Carlos Dinis, torneios de géneros deveriam acontecer mais vezes em Angola, apesar das dificuldades financeiras que o país vive.

‘’É sempre bom procurarmos realizar mais provas internacionais para dar maior rodagem competitiva às nossas equipas’’.

Constituem a zona VI, Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.