Portugal pecou hoje pela ineficácia e falta de pontaria dos seus avançados na derrota sofrida por 1-0 frente à Espanha, na estreia lusa no Grupo A do Campeonato da Europa de futebol de sub-19, na Lituânia.
A seleção portuguesa, comandada por Emílio Peixe, sentiu dificuldades naturais diante de um adversário que defende o estatuto de bicampeão europeu da categoria, mas dispôs de oportunidades suficientes para que o desfecho tivesse sido outro.
Porém, e apesar de estar em último do agrupamento, com zero pontos, a verdade é que, teoricamente, já defrontou o adversário mais difícil e é admissível que mantenha as expectativas de passagem às meias-finais, para as quais são apuradas as duas primeiras seleções de cada grupo.
Os portugueses entraram nervosos na partida e, aos 12 minutos, o português Rudinilson cometeu um erro que podia ter sido fatal, com um passe defeituoso à saída da área portuguesa, mas Vadillo, “na cara” do guardião Bruno Varela, rematou ao lado.
Mas o domínio espanhol, apesar de pouco intenso, traduziu-se em golo quando Sandro Ramirez, jogador do FC Barcelona, escapou à marcação dos centrais lusos e, servido por um passe desde o meio-campo, fez a bola passar por baixo do guarda-redes português.
Na reação, destaque para uma tentativa gorada de Alexandre Guedes, avançado do Sporting, que conseguiu saltar melhor do que os centrais espanhóis, mas a cabeçada saiu ao lado do poste de Blanco.
Alexandre Guedes voltou a estar em destaque, mas pela negativa, mais duas vezes, pouco antes do intervalo, ao errar o alvo, a poucos metros da linha de golo, servido por Bernardo Silva, desde a direita.
No segundo tempo, o jogo não mudou de feição, embora os comandados de Emílio Peixe tenham tomado mais as “rédeas” dos acontecimentos, com os espanhóis a praticarem um jogo mais “matreiro”, em contra-ataque.
A entrada de Carlos Mané ao intervalo ajudou a “espevitar” o ataque luso, mas a Espanha soube recuar e aguentou a grande pressão de Portugal até final, apesar de ter terminado a jogar apenas no seu meio terreno.
Aos 87 minutos, Portugal quase empatou, mas o remate do lateral esquerdo Rafa, desferido desde a entrada da área, passou a centímetros do poste de Blanco.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.