Basquetebol/ Feminino

12-03-2017 09:28

Final inédita na Taça de Portugal

GDESSA Barreiro e a Quinta dos Lombos enfrentam-se este domingo no jogo decisivo.
Adepto do Panathinaikos condenado a 16 meses de pris
Foto: SAPO Desporto

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O GDESSA Barreiro e a Quinta dos Lombos disputam no domingo uma final inédita em 54 edições da Taça de Portugal feminina de basquetebol, após vencerem hoje as meias-finais, disputadas no Barreiro.

O GDESSA tornou-se hoje na primeira equipa apurada para a final da competição, ao derrotar as açorianas do Boa Viagem por 64-48. Na segunda meia-final, a Quinta dos Lombos superou o Olivais de Coimbra por 66-62, num emotivo duelo decidido após prolongamento.

Na primeira meia-final, o GDESSA Barreiro revelou clara superioridade desde o início e aguentou bem a reação do Boa Viagem no terceiro período.

Foi um jogo marcado pela excelente atuação da poste norte-americana Kamilah Jackson, a MVP do encontro que somou um ‘duplo-duplo' (14 pontos e 16 ressaltos) e guiou o GDESSA até à final.

A segunda meia-final foi muito mais equilibrada e emotiva, acabando por decidir-se após prolongamento, com uma igualdade a 58 pontos no final do tempo regulamentar.

Nos cinco minutos extra, a Quinta dos Lombos foi mais consistente e acabou por garantir a passagem à final da Taça, uma competição que já venceu na época de 2010/11.

A norte-americana Alicia Welch, com 18 pontos e nove ressaltos, acabou por resolver o duelo nos últimos minutos favorável ao conjunto de Carcavelos, enquanto a nigeriana Ezinne Kalu foi a melhor anotadora da partida, com 31 pontos, mas não conseguiu levar o Olivais de Coimbra aquela que seria a sua nona final.

Esta final inédita entre GDESSA Barreiro e Quinta dos Lombos, está agendada para domingo, às 14:00, no Pavilhão Municipal de Luís de Carvalho, em Vila Chã, no Barreiro.

O GDESSA conta duas vitórias nas duas finais disputadas nas épocas de 2003/04 e 2004/05, enquanto o conjunto de Carcavelos arrebatou a edição de 2010/11, perante o Algés e perdeu a edição de 2014/15 frente ao CAB Madeira.

Conteúdo publicado por Sportinforma