Basqutebol

23-03-2017 23:45

Taça de Portugal: CAB Madeira afasta Lusitânia em duelo insular

Esta sexta-feira cumprem-se os restantes dois jogos dos quartos-de-final.
Basquetebol: CAB Madeira
Foto: Facebook do CAB Madeira

Basquetebol: CAB Madeira

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Os madeirenses do CAB venceram esta quinta-feira a 'batalha' insular frente aos açorianos do Lusitânia por 83-75 e apuraram-se para as meias-finais da Taça de Portugal. A formação do Funchal vai agora defrontar, no sábado, o Galitos do Barreiro, que afastou os também açorianos do Terceira Basket.

Após uns primeiros dez minutos muito equilibrados, o CAB arrancou para o triunfo no segundo período, através de um ótimo aproveitamento do seu 'tiro' exterior, aspeto em brilharam os extremos Alex Marzette e Fábio Lima, os jogadores que desmontaram por completo a defesa zona da equipa açoriana.

A formação madeirense acabou a primeira parte com uma razoável percentagem de concretização de triplos - sete convertidos em 16 tentativas (43,8%), deixando o técnico açoriano, Luís Brasil, à beira de um ataque de nervos.

Apesar dos 16 pontos de desvantagem registados ao intervalo (46-30), o Lusitânia entrou na segunda parte a 'todo o gás' com o óbvio objetivo de mudar o rumo dos acontecimentos. Os jogadores açorianos somaram um parcial de 12-0.

À entrada para o último período a partida estava mesmo empatada (58-58) e o triunfo poderia cair para qualquer conjunto. Mas o último fôlego dos atletas madeirenses acabou por garantir o sucesso e a presença nas meias-finais, destacando-se a atuação do internacional português Fábio Lima, o mais valioso com um 'duplo-duplo' (27 pontos e 11 ressaltos).

Esta sexta-feira cumprem-se os restantes dois jogos dos quartos-de-final, os quais opõem o Illiabum ao Benfica e a Oliveirense ao Vitória de Guimarães.

Jogo realizado no Pavilhão Multiusos de Gondomar

Ficha de jogo

CAB Madeira - Lusitânia: 83-75

Sob arbitragem de Paulo Marques, Nelson Guimarães e Diogo Martins, as equipas alinharam e marcaram:

CAB MADEIRA - Diogo Gameiro (8), Fábio Lima (27), Alex Marzette (23), Stefan Djukic (11)e Freddy Gentry (8). Jogaram ainda: Deividas Kumelis (6) e José Correia.

Treinador: João Paulo Silva.

LUSITÂNIA - Filip Simic (12), José Miguel (11), António Monteiro (13), Rick Cardoso (4) e Chris Matagrano (14). Jogaram ainda: Garrius Holloman (11) e Miguel Freitas (10).

Treinador: Luís Brasil.

Marcha do marcador: 18-19 (10 minutos), 46-30 (20), 58-58 (30) e 83-75.

Assistência: cerca de 80 espectadores.

Conteúdo publicado por Sportinforma