Basquetebol

05-04-2017 18:07

Nick Novak foi o jogador mais votado para "All-Star Game" em Albufeira

O basquetebolista norte-americano mereceu a preferência do público, com 16,5% dos votos, na escolha dos cinco iniciais do All-Star Game masculino da Liga, evento que decorrerá no domingo, em Albufeira.
All-Star Game decorre em Albufeira
Foto: DR

All-Star Game decorre em Albufeira

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O basquetebolista norte-americano Nick Novak mereceu hoje a preferência do público, com 16,5% dos votos, na escolha dos cinco iniciais do All-Star Game masculino da Liga, evento que decorrerá no domingo, em Albufeira.

O base da Ovarense, que integra a seleção do Norte, superou o angolano Carlos Morais, do Benfica, que contabilizou 12,4% dos votos, num universo que atingiu os 33.018 votos, através do site e o Twitter da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Depois das escolhas efetuadas pelos treinadores e capitães das 12 equipas que constituem a Liga masculina, o público elegeu os cinco iniciais das seleções do Norte e do Sul, orientadas respetivamente pelos técnicos Moncho López (FC Porto) e Carlos Lisboa (Benfica).

No setor feminino, a jogadora mais votada foi a norte-americana Eetisha Riddle, do Vagos, com 12,1 por cento de um universo de 14.743 votos, tendo também sido escrutinados pelo público os cincos iniciais das seleções do Norte e do Sul, comandadas pelos técnicos Paulo Santos (Olivais de Coimbra) e Roberto Simões (Boa Viagem Açores).

O All-Star Game foi um evento criado pela extinta Liga de Clubes Profissionais (LCB) na temporada de 1990-91 e cuja primeira edição decorreu na cidade açoriana da Horta. Durante 18 temporadas seguidas foi organizado pela LCB, ou seja, até à época de 2008/08.

Em 2008/09 a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) assumiu a responsabilidade de organizar o chamado Jogo das Estrelas nacional, na sequência da extinção da Liga de Clubes Profissionais.

Moimenta da Beira foi o palco do primeiro evento sob a égide da FPB, em 2008/09, seguindo-se na temporada 2009/10 a cidade da Guarda.

O All-Star Game esteve suspenso durante seis anos, até que, na última temporada, a FPB decidiu levar a cargo a organização do seu quarto Jogo das Estrelas, integrando-o no programa das Festas do Basquetebol Juvenil, em Albufeira.

Num duelo muito equilibrado, a seleção do Norte venceu a do Sul por 87-85, com o extremo canadiano Jordan Baker, do Galitos do Barreiro, a ser eleito o Jogador Mais Valioso (MVP).

Paralelamente ao Jogo das Estrelas das Ligas masculina e feminina, decorrerão os concursos de afundanços e de lançamentos triplos.

Entretanto, arranca na sexta-feira o programa competitivo da 11ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira, evento que envolve cerca de um milhar de jovens entre os 14 e 16 anos em representação das 21 associações do país basquetebolístico.

"É a maior festa juvenil do desporto português”, salienta Manuel Fernandes, presidente da FPB.

Entre sexta-feira e a próxima terça-feira, dia 11, serão disputados um total de 214 jogos entre as diversas seleções regionais.

- Votação para o All-Star Game masculino.

Cinco Inicial da seleção do Norte:

- Nick Novak (Ovarense, 16,5%).

- José Silva (FC Porto, 11,5%).

- Arnette Hallman (Oliveirense, 10%).

- Miguel Queiroz (FC Porto, 9,4%).

- James Ellisor (Oliveirense, 8,9%).

Suplentes: Pedro Pinto (Vitória de Guimarães, 6,8%), José Barbosa (Oliveirense, 6,6%), Victor Moses (Vitória de Guimarães, 6,3%), Nikola Tadic (Illiabum, 6,3%), Andrew Ferry (Vitória de Guimarães, 6,1%), Pedro Catarino (Maia Basket, 5,9%) e Bryce Douvier (Ovarense, 5,7%).

Treinador: Moncho López

Cinco inicial da seleção do Sul:

- Carlos Morais (Benfica, 12,4%).

- Damian Hollis (Benfica, 11%).

- Fábio Lima (CAB Madeira, 10,5%)

- Jacques Conceição (Galitos Barreiro, 9,4%).

- Tomás Barroso (Benfica, 8,5%).

Suplentes: Alex Marzette (CAB Madeira, 8,4%), Raven Barber (Benfica, 7,8%), António Monteiro (Lusitânia, 7,2%), Tiago Pinto (Eléctrico, 5,4%), Hélder Carvalho (Sampaense, 5,0%), Stephen Grosey (Galitos Barreiro, substituiu lesionado Chris Matagrano, Lusitânia, 3,3%) e Andrew Guillory (Sampaense, substituiu lesionado Jarred Jackson, Galitos Barreiro, 11%).

Treinador: Carlos Lisboa

Concurso de afundanços:

- Bryce Douvier (Ovarense).

- Alex Marzette (CAB Madeira).

- Jacques Conceição (Galitos Barreiro).

- Raven Barber (Benfica).

Concurso de lançamentos triplos masculino:

- Diogo Correia (Galitos Barreiro).

- José Silva (FC Porto).

- Andrew Ferry (Vitória de Guimarães).

- Tomás Barroso (Benfica).

- Fábio Lima (CAB Madeira).

Concurso de lançamentos triplos feminino:

- Dora Duarte (Benfica).

- Alexis Govan (Boa Viagem).

- Michelle Brandão (Olivais Coimbra).

- Joana Bernardeco (GDESSA Barreiro).

- Gabriela Raimundo (Ovarense).

Conteúdo publicado por Sportinforma