Basquetebol

16-05-2017 17:07

Portugal entra no radar da NBA através de uma competição mista para jovens

Liga mista para jovens nasceu nos corredores da Federação Internacional de Basquetebol.
FC Porto vs Benfica
Foto: Lusa

Portugal entra no radar da NBA através de uma competição mista para jovens

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Liga mista de basquetebol para jovens jogadores de 11 e 12 anos nasceu nos ‘corredores’ da Federação Internacional, revelaram hoje o presidente da FPB e o vice-presidente da NBA para as operações na Europa.

"Já era amigo do Jesus Bueno há vários anos. Encontrámo-nos muitas vezes em congressos e reuniões da FIBA. E de vez em quando provocava-o, no bom sentido da palavra. Então, quando é que a NBA organiza um evento em Portugal", revelou à agência Lusa Manuel Fernandes.

O presidente da FPB adiantou que “a ideia começou a germinar há cerca de nove meses, mas só em janeiro deste ano” é que se chegou a um acordo para lançar este projeto.

"E acabou por ser o Jesus Bueno a incentivar-me para estarmos aqui hoje. Pretendemos alargar e extravasar esta Liga com a chancela da NBA a todo o país, embora agora o evento esteja apenas centrado em Lisboa e no Porto", sublinhou ainda Manuel Fernandes.

Do alto dos seus 1,92 metros, este antigo basquetebolista internacional espanhol, formado nas ‘canteras’ do FC Barcelona e que terminou prematuramente a sua carreira profissional em 1995/96, com apenas 26 anos, estava em sintonia com o líder federativo.

"É verdade, falámos diversas vezes sobre o desejo de Portugal ter um evento com a marca da NBA, mas só agora isso foi possível. Este projeto da criação de uma Liga mista arrancou há dois anos, em Espanha, e prosseguiu em Inglaterra com imenso sucesso", afirmou Jesus Bueno.

Depois de ocupar vários cargos diretivos na União de Basquetebolistas Profissionais de Espanha e na Federação de Espanha de basquetebol, Jesus Bueno foi contratado pela NBA em 2010 e passou a ser o homem-forte desta prestigiada organização para a Europa.

"A NBA continua em grande expansão. Temos diversas organizações em todos os continentes, com presença em 215 países do planeta. Estes projetos da NBA para jovens são muito importantes para divulgar ainda mais a nossa marca. E estou convicto que em Portugal esta Liga mista vai ser um sucesso, â semelhança do que já ocorre em Espanha e Inglaterra", salientou Jesus Bueno.

O antigo jogador manifestou-se convicto que "com a experiência organizativa da federação”, juntos poderão promover um evento que motive “uma competição saudável, que ensine os valores do desporto e que permita que as crianças se divirtam”.

A competição só arranca a 15 de novembro e prolonga-se até fevereiro de 2018. Mas antes realizam-se dois ‘drafts’ para a escolha das equipas da NBA que cada uma das 60 escolas de Lisboa e Porto vão representar.

O formato competitivo segue o modelo da NBA. Há duas conferências (Lisboa e Porto), com 30 equipas cada. As oito melhores equipas de cada conferência apuram-se para um ‘play -off’ e as duas melhores equipas de cada Liga (Lisboa e Porto) vão lutar pela conquista do título.

"Ainda temos de acertar com a NBA um nome definitivo para esta competição. Para já fica Liga Júnior da NBA em Portugal", referiu Manuel Fernandes, presidente da FPB.

Conteúdo publicado por Sportinforma