Basquetebol

05-06-2017 08:40

Seleção nacional feminina faz estágio de observação na Póvoa do Varzim

O selecionador nacional ‘medirá o pulso’ a um lote de 15 atletas entre quarta-feira e 18 de junho, data em que terminará este estágio e durante o qual a seleção de seniores irá realizar alguns jogos com a seleção feminina de sub-20, que está concentrada em Esposende.
Basquetebol geral
Foto: Lusa

Seleção feminina de basquetebol vai ser observada em Póvoa de Varzim

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A seleção portuguesa feminina de basquetebol inicia na quarta-feira um estágio de observação na Póvoa do Varzim, que visa a fase de qualificação do Europeu de 2019.

“Em novembro, quando começar o novo ciclo do Europeu, não teremos tempo para fazermos estágios de dez dias. Vamos aproveitar esta concentração para trabalhar com maior disponibilidade. Mas este grupo inicial de 15 basquetebolistas continuará aberto, ou seja, poderão entrar e sair jogadoras”, sublinhou à agência Lusa Ricardo Vasconcelos.

O selecionador nacional ‘medirá o pulso’ a um lote de 15 atletas entre quarta-feira e 18 de junho, data em que terminará este estágio e durante o qual a seleção de seniores irá realizar alguns jogos com a seleção feminina de sub-20, que está concentrada em Esposende.

O sorteio da nova fase de qualificação do Europeu só será realizado a 05 de julho, mas o selecionador nacional também está a pensar na próxima edição das Universíadas, que se realizam em meados de agosto, em Taiwan.

"Algumas destas convocadas irão certamente integrar a seleção nas Universíadas. Mas algumas jogadoras ficaram de fora deste lote inicial de 15 atletas por razões profissionais e por causa dos estudos. É o caso, por exemplo, da Daniela Domingos, basquetebolista do Vagos, que não conseguiu dispensa do trabalho", revelou Ricardo Vasconcelos.

O selecionador mostra-se satisfeito por dispor de um lote alargado de jogadoras convocáveis, tanto no estrangeiro, como em Portugal.

"É inegável que temos muita escolha. E temos conseguido renovar a equipa de seniores", salientou o selecionador.

Lista das 15 convocadas:

- Bases:

Filipa Bernardeco (CAB Madeira), Inês Faustino (União Sportiva), Inês Viana (Quinta dos Lombos), Joana Bernardeco (GDESSA Barreiro) e Michelle Brandão (Olivais Coimbra).

- Extremos:

Carolina Escórcio (Quinta dos Lombos), Joana Lopes (CAB Madeira), Maria Correia (CREF, Espanha), Rosinha Rosário (CAB Madeira), Marcy Gonçalves (Quinta dos Lombos) e Josephine Filipe (Quinta dos Lombos).

- Postes: Lavínia da Silva (Virtus Cagliari, Itália), Emília Ferreira (GDESSA Barreiro), Vanessa da Silva (Nottingham Wildcats, Inglaterra) e Sofia Silva (Galatasaray, Turquia).

Conteúdo publicado por Sportinforma