É conhecido por "Jason, o Formidável". A alcunha assenta-lhe que nem uma luva. Duas vezes melhor jogador júnior em Cabo Verde, o basquetebolista da Académica do Mindelo está de malas feitas para Itália, onde vai jogar no Turim a partir de Agosto. Antes, vai ajudar a sua "Micá" a vencer o campeonato cabo-verdiano em séniores.

Apesar da sua tenra idade, Jason conseguiu o estatuto de indiscutível na formação da Académica, ajudando o clube a vencer o campeonato regional. Nesta competição, o "Formidável" foi melhor marcador do regional de São Vicente e o MVP do campeonato.

A diferença de potencial entre Jason e os outros miúdos levou a que apenas ficasse um ano nos juniores. Na temporada seguinte, estava na formação sénior da Académica, onde foi lançado por Kula Monteiro. O treinador aprecia as suas qualidades e augura-lhe um futuro brilhante:

«No último jogo [do campeonato de S. Vicente] quase que humilhou os adversários em baixo da tabela porque tem uma forma inteligente de ler o jogo e encontrar soluções», conta Kula Monteiro, que prevê um futuro fabuloso no basquetebol para Jason, mas não aqui em Cabo Verde. «O nosso maior problema é o amadorismo do desporto», disse Kula ao jornal A Nação.

Antes de partir para Turim, "Jason, o Formidável" vai ajudar a sua Académica a conquistar o título cabo-verdiano de basquetebol. O campeonato começa esta quinta-feira, 26 de julho.

Com 17 anos, Jason pode dar continuidade a sua formação e quem sabe, um dia, ingressar na NBA, o maior campeonato do mundo de basquetebol.