A seleção cabo-verdiana de basquetebol entrou da melhor forma no Torneio da Zona II de basquetebol, ao vencer a Mauritânia por 99-57, em jogo realizado no Pavilhão Vavá Duarte.

Liderado por um Ivan Almeida endiabrado, Cabo Verde pode explanar todo o seu potencial e não deu quaisquer hipóteses a formação da Mauritânia. O domínio ao longo do jogo era tal que o selecionador cabo-verdiano, Alex Nwora, aproveitou para dar minutos a todos os jogadores.

A velocidade imprimida por Cabo Verde no encontro era tal que os mauritanianos nunca encontraram formas de parar o ataque crioulo. Ivan Almeida assumia o protagonismo do espetáculo, com afundanços que levantavam a plateia, mas também com entradas para o cesto que baralhava a formação da Mauritânia. O base Rodolfo, que atua nos EUA, também se destacou na organização de jogo mas também nos pontos.

Apesar da diferença pontual, a verdade é que Cabo Verde poderia ter feito mais pontos. A partir do terceiro período, os atletas começaram a enveredar mais pelo individualismo, tentando dar espetáculo, em vez de preocuparem-se em dilatar ainda mais o marcador. Fruto disso, Cabo Verde falhou algumas bolas fáceis debaixo do cesto e permitiu, na defesa, que a Mauritânia fosse somando pontos.

Com um pavilhão cheio a puxar pelos cabo-verdianos, os pupilos de Nwora não conseguiram chegar aos cem pontos, apesar dos gritos da bancada a pedirem "100, 100, 100". Cabo Verde ainda tentou mas falhou os últimos lançamentos que dispôs.

Este jogo foi transmitido em direto na internet, através do site Nhaterra

No outro jogo do dia o Senegal venceu o Mali por 58-54.

Hoje Cabo Verde joga com o Senegal e o Mali defronta a Mauritânia.