A FIBA África está a impedir que Cabo Verde utilize três jogadores no torneio da Zona II de apuramento ao Afrobasket´2013. Pedro Silva, Jean-Claude Rodrigues e BJ Monteiro têm dupla nacionalidade, estiveram no 1º jogo frente a Mauritânia mas não foram utilizados nos jogos seguintes.

Segundo asemanaonline, esta situação está a indignar a comunidade desportiva e a causar grande movimentação de bastidores, com a federação a correr contra o tempo para reintegrar os basquetebolistas na seleção cabo-verdiana.

Os atletas, Pedro Silva, Jean Claude e BJ Monteiro, têm nacionalidade portuguesa, senegalesa e americana respetivamente, além da cabo-verdiana.

Kitana Cabral, presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, explicou asemanaonline que os três atletas foram impedidos pela FIBA África de jogar por causa de um «problema de acreditação», que só foi comunicado pela entidade que rege o basquetebol africano na 2ª feira. Por precaução, diz o presidente, os atletas não jogaram nas partidas seguintes, até que a situação fosse resolvida. Mas vai dizendo que são filhos de cabo-verdianos e que estão legais para o torneio.

«Até o próximo jogo, que será na quinta-feira, teremos a situação resolvida de uma forma ou de outra. Há qualquer coisa nas leis da FIBA-Mundo que não bate certo e nós vamos ter de sentar à mesma mesa para resolver os problemas», disse Kitana Cabral a asemanaonline, que está em contacto com a FIBA África para autorizar os jogadores a atuarem por Cabo Verde.