Após a pausa que deu lugar a realização das eliminatórias de acesso à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos em Basquetebol, o campeonato da cidade de Maputo voltou a entrar em cena com o jogo Costa do Sol vs Desportivo Maputo a ser o mais apetecível da sexta jornada da prova.

Os “alvi-negros” acabaram vencendo por 23 pontos de diferença, 75-98, “assaltando” dessa forma a liderança da prova com um jogo a menos que os “canarinhos” que lideravam a prova.

O jogo da jornada
Os “canarinhos” entraram a todo gás, conseguindo controlar o rumo dos acontecimentos, graças ao acerto nos lançamentos de campo por parte de Baggio Chimondzo autor de 12 pontos, nesta etapa em que o Costa do Sol saiu a vencer por 23-21.

No entanto, o Desportivo regressou para o segundo período com outra atitude o que permitiu passar para a posição de líder no placard, com David Canivete Júnior a anotar 12 pontos que permitiram os “alvi-negros” saírem para o intervalo com a vantagem de cinco pontos, com o marcador a assinalar 37-42.

Daí para frente o Costa do Sol não conseguiu acompanhar o ritmo do seu adversário que passou a controlar o jogo a seu belo prazer, chegando a ter uma vantagem de 20 pontos, pois a quatro minutos do fim. O resultado de 65-85 espelhava as dificuldades pelas quais os “canarinhos” passavam para colocarem o seu jogo em evidência.

Foi assim que Augusto Matos, cestinha do jogo com 35 pontos, conduziu os seus companheiros para uma vitória que quase atingia a “chapa 100”, visto que no final dos 48 minutos o marcador assinalava o resultado de 75-98.

Maxaquene alcança “chapa 100”
Nos outros jogos da jornada, o destaque para a “chapa 100” alcançada pelo Maxaquene no jogo disputado com a frágil formação do Aeroporto e que terminou com o resultado de 105-55, vitória que valeu aos “tricolores” a saída do sétimo para o quinto lugar.

A A Politécnica bateu  Matolinhas por 57-52, enquanto o jogo Ferroviário de Maputo – Universidade Pedagógica não se realizou devido a chuva que caiu na capital do país.

Para este fim-de-semana está prevista a realização dos jogos da sétima jornada do Campeonato da Cidade em seniores masculinos, que obedecerá ao seguinte calendário:

Sexta-feira, 19 de Outubro  (hora de Moçambique)

Costa do Sol vs Maxaquene – 20:00 Horas Pavilhão do Desportivo
Ferroviário de Maputo vs A Politécnica – 20:00 Horas Pavilhão do Ferroviário

Sábado, 20 de Outubro

Aeroporto vs Universidade Pedagógica – 15:30 Horas Pavilhão do Desportivo
Matolinhas vs Desportivo – 17:00 Horas Pavilhão do Desportivo