O campeonato regional de Santo Antão em basquetebol ainda não arrancou devido a dificuldades financeiras denunciadas pelo tesoureiro e dirigente máximo em exercício na estrutura que gere a modalidade em Santo Antão.

Carlos Lopes destaca as despesas que a realização do campeonato acarreta, devido à dispersidade da ilha para reivindicar a disponibilização de recursos por parte da Federação Cabo-verdiana da modalidade que transfere apenas 40 mil escudos anuais para a associação local.

«É um montante insuficiente tendo em conta as despesas necessárias», explica Carlos Lopes, que se mostra agastado com as repetidas promessas de ajuda «que nunca chegam».

As dificuldades denunciadas por Carlos Lopes também têm a ver com a falta de materiais e equipamentos para a prática da modalidade, desde bolas, tabelas, placas de marcação, equipamentos para os árbitros, entre outros, «que custam caro e ultrapassam a capacidade financeira da Associação Regional», dianta Lopes.

«Se há um contrato-programa assinado entre a Direcção-Geral dos Desportos e a Federação que prevê um determinado montante para as Associações Regionais, queremos saber porque é que Santo Antão não tem beneficiado disso», questiona Carlos Lopes, destacando o facto de as equipas da sua Associação terem conseguido sempre boa prestação nas competições nacionais.

«Isso significa que somos uma ilha de potencialidades», reivindica Carlos Lopes, adiantando que esta é a razão pelo qual fazem exigências e reivindicam a disponibilização dos meios necessários para fazer crescer o basquetebol em Santo Antão.

«Caso contrário, o basquetebol em Santo Antão tem os dias contados», alerta aquele dirigente desportivo.