A direcção da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) continua a defender a participação da selecção feminina no Afrobasket’2013, não obstante a falta do campeonato nacional.

O líder federativo, Kitana Cabral, tenta contradizer os argumentos de que não existem competições internas para contrariar aqueles que recusam a ideia de Cabo Verde participar numa prova internacional por falta de competição a nível feminino.

Kitana Cabral defende a sua tese de que existem movimentações tanto no país como na diáspora, ainda que a Cidade da Praia tenha estado relegada dos campeonatos regionais femininos nos últimos anos.

O presidente da FCBB salienta que existem campeonatos regionais no interior de Santiago e na ilha do Sal e que a Federação só não tem estado a realizar campeonatos de Cabo Verde por falta de uma terceira competição regional, conforme determinação dos regulamentos federativos.

A este propósito, Kitana Cabral acusa os clubes de Santiago Sul de serem os principais responsáveis pela falta de competição nesta região desportiva, por entender que a aglomeração das jogadoras numa única equipa tem dificultado a realização de provas regionais a nível sénior.

É que para o líder federativo, não faz sentido um único clube levar para o seu plantel cerca de 20 ou 30 jogadoras, quando os outros ficam sem atletas para formar uma única equipa.

De resto, Kitana Cabral alega que, semanalmente, em Santiago Sul, realizam-se provas diversas a nível dos escalões de formação e que o problema, segundo ele, coloca-se, essencialmente, a nível sénior.

A selecção feminina de Cabo Verde prontifica-se como uma das 12 equipas que irão participar no Afrobasket’2013 a ser disputado de 20 a 28 de Setembro, em Maputo, Moçambique.

O Campeonato Africano de Basquetebol dá acesso ao Campeonato do Mundo da Turquia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.