O cabo-verdiano Paulo Martinho é um dos 22 árbitros escolhidos para apitar a fase final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), que decorre de 20 a 31 de Agosto, em Abidjan, Costa do Marfim.

Na lista divulgada terça-feira pela Federação Africana de Basquetebol (FIBA-Afrique) constam dois árbitros europeus da Federação Internacional de Basquetebol, sendo os restantes todos africanos.

Num “post” na sua página na rede social, datado de 23 de Junho, Paulo Martinho escreve que, após a sua participação no Afrobasket 2013 masculino e feminino, renuncia a sua função como árbitro internacional de Cabo Verde, alegando razões familiares.

Acrescenta ainda, que não renuncia de imediato porque tem um «enorme compromisso» para com a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol e que tentou honrar o nome de Cabo Verde como árbitro internacional desde 2004, primeiro, nos sub-20, em Dacar (Senegal – 2004), depois, em 2007, em Angola.

Participou igualmente, em 2009, na Líbia no Afrobasket masculino, na Nigéria (2005), em Dacar (2007), e várias eliminatórias de seleção em Cabo Verde (2009), em Dacar (2011) nos All African Games na Argélia em 2007, entre outras.

A nível nacional, desde 1996 até então, vem apitando os campeonatos regionais em São Vicente e várias finais de campeonatos regionais, fases finais e finais de campeonatos regionais e nacionais.

A lista de árbitros para o Afrobasket 2013 é composta por Matej Boltauzer (Eslovénia), Gode Vitalis (Quénia), Abdelliah Chliff (Marrocos), Abaakil Samir (Marrocos), Muhimua Abreu (Moçambique), Chongo Naftal (Moçambique), Messaoudi Nachid (Argélia), Julio Carlos (Angola), Kom Njilo Arnaud ( Cameroun), Abdel Hay Wael (Egypte), Shema Maboko Didier (Ruanda), Babacar Guèye (Senegal), Koukoute Steve (Centro África), Maiga Youssouf (Mali),Belgharek Sami (Tunísia), N'guessan Mathurin (Costa do Marfim), Paulo Martinho (Cabo Verde), Obeajuru Kingsley (Nigéria), Okoua Armand (Congo), Foster Charles (Afrique do Sul), Djeri Nourou (Togo).