O internacional cabo-verdiano Ivan Almeida já está autorizado pela sua nova equipa, Lille (França) para representar a seleção de Cabo Verde no Afrobasket, que se realiza de 20 a 31 de Agosto em Abijan, Costa do Marfim.

Considerado a grande referência do basquetebol cabo-verdiano, Ivan Almeida, estava praticamente fora do próximo compromisso da formação crioula, pois que, neste defeso, trocou das insígnias do Guimarães (Portugal) para reforçar o plantel do Lille (França).

O basquetebolista já havia, inclusive, manifestado a sua indisponibilidade para reforçar a seleção cabo-verdiana, de forma a integrar-se plenamente nos trabalhos da sua nova equipa durante este defeso.

Uma “ofensiva” da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) junto da direção do Lille levou que a formação gaulesa dispensasse os trabalhos do poste cabo-verdiano de 2.05 metros durante o período que antecede o campeonato.

Ivan já está integrado nos trabalhos de preparação na Cidade da Praia e promete continuar a trabalhar «cada vez mais» para ajudar os “Tubarões Martelo”, nome adotado pela seleção de basquetebol, a ter uma melhor prestação de sempre numa fase final do Afrobasket, com vista a qualificar-se para o campeonato do Mundo, em Espanha.

Considerado o MVP (Melhor Jogador) da Liga Portuguesa de basquetebol da temporada finda, ao serviço do Vitória de Guimarães, Ivan Almeida teve um papel determinante na conquista da Taça de Portugal pela formação do vimarense ao vencer a final diante do Benfica.

O atleta tem como grande desafio da sua carreira jogar na maior liga do mundo de basquetebol, a NBA.