Os irmãos Ivan e Joel Almeida ameaçam abandonar a seleção de basquetebol se a Federação «não cumprir o acórdão da Conselho Jurisdicional» que confirma a final do campeonato nacional entre o Bairro e o Seven Stars.

Os dois internacionais cabo-verdianos tomaram esta decisão por entenderem que «manobras» estão sendo feitas na Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) para impedir que ambos joguem a final do campeonato de Cabo Verde frente ao Seven Stars.

Isto porque, Ivan e Joel Almeida, considerados pedras-chave do Bairro e da seleção de Cabo Verde, não poderão jogar a final, se o jogo for transferido para depois do Afrobasket 2013, que se realiza de 20 a 31 de agosto, em Abidjan, Costa do Marfim, já que atuam no profissionalismo estrangeiro e terão de se apresentar nos seus clubes.

Os basquetebolistas põem em causa as suas participações no Afrobasket 2013, numa altura em que o combinado cabo-verdiano já iniciou os preparativos para esta prova.

Ivan transferiu-se neste defeso do Vitória de Guimarães (Portugal) para o Lille de França, enquanto Joel continue a representar as insígnias do clube vimaranense.

Toda esta problemática deve-se ao facto da FCBB ter cancelado a final que deveria ser disputada na noite de domingo entre o Bairro e o Seven Stars, devido a protestos que envolvem o norte-americano Charles Kevin “Penny”, reforço do Bairro no embate das meias-finais ante a Académica do Mindelo.

Enquanto a direção do Seven Stars continua a afirmar que Penny está mal inscrito, o Bairro contrapõe com o acórdão do Conselho Jurisdicional da FCBB, que revoga a deliberação do Conselho de Justiça «com efeito imediato» e permite ao Bairro a utilização de Penny.