A direção do Clube Juvenil Seven Stars considerou esta segunda-feira haver suspeitas de favorecimento por parte do Conselho Jurisdicional da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol à equipa do Bairro no campeonato de Cabo Verde, prova suspensa sem campeão.

Esta posição foi assumida em conferência de imprensa, liderada pelo presidente do Seven Stars, Dário Moreira, e que contou com o apoio de outros dirigentes do clube como Gil Évora, Francisco Livramento e Orlandino Mascarenhas.

Francisco Livramento, um dos vice-presidentes, alega que duas das assinaturas do acórdão do Conselho Jurisdicional foram rubricadas por duas esposas de dois jogadores do Bairro, o que a seu ver, «não podem ser isentas numa decisão» do tipo.

É que para os responsáveis desta agremiação, o «suposto» acórdão do Conselho Jurisdicional que o Bairro exibe nas redes sociais anulando a decisão do parecer jurídico do Conselho da Justiça, que considerava irregular a inscrição do basquetebolista norte-americano Kevin Swigget, até esta não foi dado conhecido as instâncias federativa, nem a Associação de Santiago Sul e, muito menos, as restantes clubes em prova.

Os dirigentes do Seven Stars apresentaram-se aos órgãos de comunicação social munidos de documentação que, no entendimento deste clube Juvenil, esclarece toda a verdade dos factos em como Kevin Charles Swigget jogou as meias-finais ante a Académica do Mindelo de forma ilegal.

Gil Évora apresentou os seus argumentos, afirmando que até hoje, 05 de Agosto, «o jogador norte-americano, alvo de toda esta celeuma que provoca a interrupção no campeonato, nunca esteve inscrito, nem na Associação, nem na Federação».

Apesar de todo este imbróglio, a direção do Seven Stars disse estar disponível para acatar qualquer decisão da Federação e mesmo disponível para jogar a final do campeonato de Cabo Verde a qualquer altura.

O Seven Stars, pela voz dos seus dirigentes, considera que o Bairro passa, atualmente, por uma «situação de desorganização» que tem-se evidenciado durante o campeonato regional, marcado por acumulação de derrotas contra uma única vitória.

Em contrapartida, Gil Évora assegura que o Seven conta, atualmente, com 400 atletas inscritos e que, nesta presente temporada, conquistou campeão de Cabo Verde nas modalidades de andebol, basquetebol e futebol feminino.