As associações regionais de basquetebol exigem «com urgência» a realização da assembleia-geral extraordinária da Federação cabo-verdiana da modalidade para a alteração do estatuto e eleição da nova equipa federativa.

Um dos subscritores da reivindicação é o presidente da Associação Regional de Basquetebol da Boa Vista, Carlos Chilrito, que está à frente de uma missiva a ser enviada quinta-feira à presidência da mesa da assembleia-geral federativa.

Carlos Chilrito reclama que, desde 28 de julho, por ocasião do campeonato de Cabo Verde, os clubes entregaram um ofício ao presidente desse órgão para a marcação de uma assembleia-geral extraordinária, documento esse assinado pelos representantes de todas as associações regionais do país e que ainda aguardam uma resposta.

«O mesmo deveria, conforme os estatutos, ser marcado num prazo máximo de 30 dias», especificou este dirigente, com o argumento que as associações «querem simplesmente serem ouvidos para exporem os seus problemas e dos clubes».

Isto porque, avançou, as associações passam por muitas dificuldades de várias ordem como a falta de materiais, inexistência de formação e crise financeira para realizar os seus projectos.

As associações regionais exigem de entre outros pontos, a revogação do Estatuto e Regulamento federativo como forma de impedir a inscrição no Campeonato de Cabo Verde dos basquetebolistas federados nos clubes profissionais estrangeiros e que têm estado a reforçar as equipas cabo-verdianas nos seus períodos de defeso.