O selecionador cabo-verdiano de basquetebol reconhece que a seleção parte hoje para os III Jogos de Lusofonia, em Goa (Índia), com pouco tempo de preparação, mas mostra-se convicto que poderá ser uma oportunidade para os atletas.

Outrora selecionador adjunto, António “Tó” Tavares, que agora partilha a equipa técnica com Rodrigo Mascarenhas, leva 12 jogadores para Goa, todos residentes, dos quais sete da Cidade da Praia, quatro de São Vicente e um do Sal.

Experiente nestas andanças do basquetebol, Tavares disse que aceitou o desafio em trabalhar a equipa «sobre joelhos» de forma a corresponder à expectativa dos atletas selecionados, pois entende que se trata de uma oportunidade para mostrarem os seus argumentos ao serviço da seleção do país.

A seleção de basquetebol viaja para Goa com o estatuto da Medalha de Prata, conquistada na edição de 2009 destes jogos da Lusofonia, em Lisboa, mas contrariamente à II edição,  na qual Cabo Verde foi para a competição na sua máxima força, desta não leva qualquer basquetebolista de referência, sobretudo os que evoluem no estrangeiro.

A comitiva cabo-verdiana aos III Jogos da Lusofonia deixa o país na madrugada de hoje com destino a Goa, com um total de 49 integrantes em representação das modalidades de atletismo, basquetebol, taekwondo e vólei de praia.

O grande ausente desta edição de 2014 é a seleção cabo-verdiana de futebol, detentora da medalha de ouro, alcançada em Lisboa, alegadamente por razões de ordem orçamentais.

A III edição dos Jogos da Lusofonia realiza-se de 18 a 19 do corrente,  em Goa,  e prevê contar com a participação de mais de 1.500 atletas de 12 países, que vão competir em nove modalidades (atletismo, basquetebol, voleibol de praia, voleibol, futebol, ténis de mesa, judo, taekwondo e wushu).