A época de basquetebol na ilha de Santo Antão só deverá arrancar em abril, altura em que a Associação Regional da modalidade espera ter criado as condições mínimas, em termos financeiros, para a realização das competições.

A direção da Associação Regional de basquetebol em Santo Antão disse esperar que, até ao próximo mês de abril, as condições estejam reunidas para o arranque das provas, possibilitando que esta região tenha os seus representantes nos campeonatos nacionais, nas categorias júnior e sénior masculinos.

Carlos Lopes, representante da Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão, pretende, ainda neste mês de março, encontrar-se com os clubes filiados para a programação da temporada nesta ilha, que, nas últimas cinco épocas, tem tido uma presença assídua nas provas nacionais.

Todas as temporadas, esse órgão associativo enfrenta “muitas dificuldades” para a realização das competições nesta ilha, devido a problemas financeiros, segundo Carlos Lopes.

A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol apenas consegue disponibilizar, por época, 40 contos para a organização das competições em Santo Antão, montante considerado “irrisório” pela Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão.

Rosariense, em sénior masculino, e Porto Novo Basket, em júnior masculino, são os atuais campeões regionais em Santo Antão.