A Direcção-geral dos Desportos (DGD) vai disponibilizar, ao longo deste ano cerca de 2.500 contos para o programa de requalificação das infra-estruturas desportivas no concelho do Porto Novo, em Santo Antão.

A informação foi avançada pelo director-geral dos Desportos, Gerson Melo, durante um encontro com os agentes desportivos no Porto Novo, que se realizou no quadro de uma visita de três dias deste responsável a Santo Antão para auscultar as preocupações que se colocam ao sector desportivo, nesta ilha.

Essa verba, que já está a ser disponibilizada no quadro de um contrato-programa assinado entre a DGD e a Câmara Municipal do Porto Novo, destina-se à reabilitação dos polivalentes de Chã de Morte, Alto Mira e Lombo Figueiras, no interior do concelho do Porto Novo.

Gerson Melo informou ainda que, em 2013, a DGD tinha disponibilizado à Câmara Municipal do Porto Novo uma verba que ultrapassa os 3.800 contos para a requalificação dos polidesportivos Tinin e de Lajedos.

Ao todo, entre 2013 e 2014, a previsão é de que a DGD disponibilize cerca de 7.000 contos ao município do Porto Novo para a reabilitação das infra-estruturas desportivas e o apoio à associação desportiva Bord Ferr na construção da sua sede social.

A falta de uma pista de atletismo e de um polidesportivo coberto em Santo Antão, a formação de treinadores, de árbitros e de dirigentes desportivos, a necessidade de uma maior cobertura dos eventos desportivos em Santo Antão por parte da Televisão de Cabo Verde (TCV) foram algumas das principais preocupações levantadas pelos dirigentes desportivos no encontro com o director-geral dos Desportos.