Um grupo de amigos prepara uma recepção surpresa ao basquetebolista internacional Edy Walter Tavares que, chega hoje à ilha para visitar familiares e amigos, depois de eleito no sorteio da NBA para representar a equipa dos Atlanta Hawks.

Gilson Neves, um dos organizadores e amigo de infância do basquetebolista, disse à Inforpress que, neste momento, Edy Walter é um “orgulho” para Cabo-Verde e principalmente para ilha que o viu nascer, por isso considera a recepção uma forma de demonstrar todo o carinho e reconhecimento por aquilo que o desportista está a fazer na sua carreira.

Conforme avançou aquele organizador, todos os jovens estão “motivados e ansiosos” para verem o “gigante”, pelo que acredita que mais tarde o aeródromo do Maio vai estar cheio de fãs, amigos e familiares para o receber e “dar aquela força que ele bem merece”.

Gilson Neves disse ainda que estão à espera que Edy Tavares venha a ser um exemplo para os mais jovens, na prática do basquetebol que neste momento encontra-se praticamente paralisado na ilha.

“Sei que ele tem a pretensão de ajudar na criação duma escola de iniciação ao basquetebol, por isso espero que, com a sua estadia na ilha, algo seja feito nesse sentido para o bem de todos os amantes desta modalidade, visto que a ilha tem muito potencial, mas que precisa ser visto”, realçou.

Gilson Neves disse ainda que a concentração está marcada para as 15:00 em frente à casa da avó do jogador rumo ao aeroporto, seguindo-se no regresso um buzinão em todo o trajecto.

Edy Walter foi eleito na madrugada do dia 27 de Junho no “Draf” (sorteio) da NBA para representar a equipa dos Atlanta Hawks, como 43ª escolha num universo de 77 candidatos.

Dos novatos, 46 dos atletas selecionados chegaram das universidades cabo-verdianos e 31 do estrangeiro, pelo que o basquetebolista crioulo vai praticamente competir na próxima temporada na NBA.

Com esta eleição, o basquetebolista da ilha do Maio que iniciou as pisadas no basquetebol há cerca de quatro anos, torna-se no primeiro atleta crioulo nascido no país a jogar na maior liga do basquetebol do mundo, a NBA.