O basquetebolista internacional cabo-verdiano, Fidel Mendonça, o MVP da atualidade do basquetebol crioulo - o melhor jogador de Cabo Verde -, é o novo reforço do Bairro para a temporada 2014/2015, soube a Inforpress.

Referenciado com a grande contratação de momento do basquetebol no arquipélago, Fidel Mendonça, que já veste a canarinha (cor do equipamento do Bairro), levou a equipa encarnada do Clube Desportivo ABC à conquista do título de campeã de Santiago Sul na temporada transata, precisamente na escaldante final dos “play-off” contra o Bairro.

Eleito o MVP do Campeonato de Cabo Verde e do Campeonato de Santiago, o “craque”, que regressou ao basquetebol crioulo depois de várias experiências na Liga Portuguesa, esteve na mira das equipas de topo do basquetebol cabo-verdiano.

A corrida pela sua contratação foi ganha pela Associação Desportiva do Bairro, já que o ABC não pode cobrir o valor do passe apresentado pela direcção bairrense, numa investida que envolveu a própria patrocinadora oficial do clube.

À Inforpress, o experiente basquetebolista que já evoluiu em equipas portuguesas, avançou que não foi nada fácil deixar o ABC depois de estar ligado a este clube por mais de dez anos e que inclusive teve um papel determinante na conquista do título, mas que não resistiu ao projeto apresentado pelo Bairro e pelo seu técnico Hélio Africano.

Atleta formado no Lenfer, equipa do bairro de Lém Ferreira (Cidade da Praia) de onde é natural, este extremo-base de 1,90 metros, revelou que o projeto do seu novo clube tem uma forte vertente no capítulo da formação, para além de apostas nas provas regionais, nacionais e internacionais.

Com mais esta contratação de topo, o Bairro aposta, cada vez mais forte, na recuperação do título de Campeão de Cabo Verde, cetro atualmente na posse da Académica do Mindelo.

Para isto, a direção do Bairro não só conseguiu manter o passe dos jogadores mais influentes no plantel como os internacionais Braima Freire, Patrick, Tchesco, Machado, de entre outros, como reforçou ainda com outro basquetebolista de peso, o internacional Marito Correia, o capitão da seleção de Cabo Verde, que está de volta ao país, após ter somado títulos ao mais alto nível africano em representação das equipas de nível de Angola.

Fidel Mendonça já representou a seleção cabo-verdiana em todas as provas internacionais, designadamente no torneio pré-olímpico, em dois Afrobasket realizados em Angola e Líbia, no Campeonato de África, nos Jogos da Lusofonia de Macau e Índia, além de várias participações nas eliminatórias para o Afrobasket.

O atleta, que em Portugal venceu a Proliga ao serviço do Sport Algés e Dafundo, equipa que protagonizara um “grande sucesso” ao terminar a principal Liga com uma única derrota, promete continuar a trabalhar com humildade e dedicação para ajudar tanto o Bairro como a seleção cabo-verdiana da modalidade a atingir os objetivos preconizados.