O presidente da Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão (ARBSA), Carlos Lopes, revelou esta terça-feira à Inforpress ter abandonado o cargo, que exercia há quatro temporadas.

Carlos Lopes justificou a sua decisão com a "falta de apoio" da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB) à modalidade em Santo Antão, estando, por esta razão, as "competições regionais em risco" esta temporada.

Este responsável disse que a ARBSA tem estado a realizar, com "muitas dificuldades", as provas regionais, esforço esse que tem permitido Santo Antão tomar parte, já por sete épocas consecutivas, nas provas nacionais.

A FCB transfere, por época, apenas 40 contos para a organização das provas em Santo Antão, o que obriga ARBSA a acumular dívidas, já que esse montante "é irrisório para suportar a organização dos dois campeonatos regionais (sénior e júnior masculinos), numa ilha dispersa. Mesmo assim, a verba não é transferida atempadamente", disse Carlos Lopes.

Para complicar ainda mais a situação do basquetebol em Santo Antão, os municípios santantonenses têm estado a reduzir os apoios à modalidade, encontrando-se as equipas endividadas. Apenas a Câmara Municipal da Ribeira Grande tem disponibilizado "algum apoio" ao basquetebol em Santo Antão, adiantou o dirigente.