A Federação cabo-verdiana de Basquetebol convocou esta terça-feira, 10, uma conferência de imprensa com o intuito de lançar oficialmente a primeira fase de eliminatória que poderá dar à equipa cabo-verdiana acesso ao Afrobasket.

A conferência serviu igualmente para a apresentação da equipa técnica da seleção, chefiada por Rodrigo Mascarenhas.

Kitana Cabral, Presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, salientou que "a equipa está confiante nesta eliminatória".

Cabral aproveitou ainda o momento para falar da equipa, desta vez com pouca presença de jogadores que jogam fora de Cabo Verde. "A época, mês de Fevereiro, não é propícia porque os jogadores estão praticamente na fase final dos campeonatos e dificilmente as equipas irão libertar os jogadores para virem para Cabo Verde", explica.

"Preparativos estão a correr bem"

Para Rodrigo Mascarenhas, os "preparativos estão a correr bem". "Hoje tivemos um treino com o qual fiquei bastante satisfeito", contou.

Da seleção constam jogadores das equipas Bairro, ABC, Académica do Mindelo, Mindelo Vets e dois que jogam nos EUA. Ainda antes do primeiro jogo da eliminatória contra Guiné Conacri, a 12 de fevereiro, poderá chegar Kevin Coronel, que joga em Portugal e que se encontra em processo de legalização.

Quanto à seleção da Guiné Conacri, com a qual os Tubarões Martelo vão jogar nos dias 12 e 14 de fevereiro na Praia, Rodrigo Mascarenhas explica que já fez o trabalho de casa juntamente com a equipa técnica. "Estamos a preparar-nos para qualquer tática que a equipa possa apresentar de modo a não nos apanharem de surpresa".

"A Guiné-Conacri não participava desde 2005 em nenhuma eliminatória. Devido à situação do Ébola não podem jogar em casa e aceitaram fazer os dois jogos aqui. A informação que temos sobre a delegação que vem à cidade da Praia é de que há cinco jogadores que vêm diretamente da França onde jogam, um jogador que joga na mesma divisão que o Ivan Almeida que é uma das referências do basquete aqui. Eu e a equipa técnica estivemos a fazer o trabalho de casa, a ver os pontos fortes e fracos, vimos alguns vídeos e vou tendo algumas informações", acrescentou.

Kitana Cabral sublinhou que estão a ser tomadas todas as "precauções pertinentes e necessárias" para qualquer eventualidade em relação ao ébola tendo em conta a vinda da selecção da Guiné Conacri.

"Não direi que há um plano de contingência mas há uma série de medidas que vão ser tomadas a partir do momento que a Guiné Conacri pise o solo nacional no sentido de atuarmos de imediato se for o caso. Espero e peço a Deus que não aconteça nada".

Os nomes que constam da seleção cabo-verdiana:

Dimitry Coronel, EUA

Brian Rodolfe, EUA

Marito, Bairro

Fidel, Bairro

Braima, Bairro

Michel, Bairro

Dani, ABC

Edvaldo, ABC

Kevin, ABC

Vanny, Académica do Mindelo

Fredy, Académica do Mindelo

Sandir, Mindelo Vets

Hernani Delgado, Mindelo Vets

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.