O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Kitana Cabral disse esta terça-feira à Inforpress que não vai recandidatar-se às próximas eleições nessa federação, devendo por isso deixar a direção emoutubro.

Kitana Cabral, que esteve durante 12 anos a comandar os destinos do basquetebol, disse que já está a ultimar os preparativos finais da sua gestão e que a federação vai entrar no processo da criação de uma comissão eleitoral, para que “o mais tardar em outubro, se tenha tudo pronto para fazer a passagem de testemunho para uma nova equipa”.

Entretanto, revelou à Inforpress que gostaria de poder continuar a trabalhar para a modalidade, “mas para isso teria de fazer uma mudança na equipa”, embora reconheça que trabalhar assim é “complicado”, deparando-se constantemente com dificuldades de ordem financeira para levar avante os projetos delineados.

“Nestas condições, para continuar só se eu ganhar o Euromilhões…”, desabafa o líder federativo que não se conforma pela forma como o basquetebol ficou afastado de participar nos Jogos Africanos, que se realizam no Congo Brazzaville.

Em jeito de balanço, Kitana Cabral reivindica contudo, entre outros aspetos e para o bem do desporto cabo-verdiano, segundo disse, a criação de um Ministério do Desporto e a transformação da Direcção-Geral dos Desportos, no Instituto do Desporto “com autonomia financeira própria para fazer jus ao desporto que se quer nas ilhas”, sublinhou.