Os internacionais cabo-verdianos Mário Correia (Marito) e Rodrigo Mascarenhas estão, neste momento, a preparar a realização de uma liga inter-liceu de basquetebol, com o objetivo de dinamizar essa modalidade desportiva e o desporto escolar.

Em conversa com a Inforpress, Marito disse que numa fase piloto, que servirá para lançar as bases desse projeto, pretende-se envolver apenas os liceus da Praia e do Mindelo, sendo que o objetivo é de, já no próximo ano, abranger todo o território nacional.

“É uma espécie de jogos escolares. Uma ideia que já existia nos anos 90. No ano passado foi feito um torneio entre os cinco liceus de São Vicente e agora queremos trazer este projeto aqui para a Cidade da Praia e para todo o país”, disse, adiantando que a iniciativa já conta com apoios dos Ministérios da Educação e do Desporto.

A ideia é começar com os jogos entre os liceus já no mês de fevereiro para, no mês de março, e mais concretamente nas férias de Páscoa, ser realizada a final entre os vencedores de cada uma das cidades, para ter o campeão nacional.

Marito acrescentou que a ideia do grupo é de estender esta iniciativa também a outras modalidades, designadamente o andebol, o voleibol e o futebol de salão, por forma a fomentar o desporto escolar.

Hoje à tarde os mentores da iniciativa vão estar reunidos na Cidade da Praia com os parceiros para definir a modalidade do torneio, estruturar os jogos e ver as condições existentes para englobar as outras modalidades desportivas.