Os campeonatos regionais de basquetebol nos escalões sub-18 e sénior, masculinos, iniciam-se hoje com a estreia das equipas de Unidos de Norte de Ponta Verde, nos dois escalões, e da Académica no escalão sénior.

O campeonato envolve um total de 11 equipas masculinas, sendo seis equipas de sub 18 e cinco equipas seniores dos municípios de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina do Fogo, sendo que os jogos serão realizados na cidade de São Filipe, Ponta Verde e nos Mosteiros.

No escalão sub 18 participam as equipas do Atlético (Mosteiros) Desportivo (Cova Figueira), Unidos do Norte (Ponta Verde – interior do município de São Filipe), que faz a sua estreia, Atlântico, Botafogo e Spartak (São Filipe-cidade), enquanto no escalão sénior participam as equipas de Atlético (Mosteiros), Desportivo (Cova Figueira), Unidos do Norte (Ponta Verde) que também participa pela primeira vez, Spartak e Académica, que faz a sua estreia.

Os campeonatos são disputados no sistema de todos contra todos a duas voltas, com inicio hoje, sábado, 18 de Março e termino no dia 05 de Julho, sendo que as duas equipas primeiras classificadas nos escalões sub 18 e sénior, participarão no play-off, num total de três jogos, entre os dias 08 e 15 de Julho para se encontrar o campeão regional da época 2017.

Os campeonatos sofrem paragem entre os dias 16 de Abril e 06 de Maio, para a realização da taça de São Filipe, que segundo a calendarização da Associação Regional de Basquetebol, será disputada entre os dias 18 e 24 de Abril.

Paulo de Pina, presidente da Associação Regional de Basquetebol, disse à Inforpress que o problema na Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCF) originou algum atraso no arranque dos campeonatos, mas acredita que até meados de Julho a ilha terá os seus campeões regionais para participação na prova nacional.

Este disse que depois de três anos sem quaisquer apoios da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, este ano a associação foi contemplada com 100 mil escudos, que segundo Paulo de Pina foi utilizada parcialmente para formação de árbitros e treinadores (três árbitros e igual numero de treinadores com formação de nível I) e aquisição de equipamentos para os árbitros, indicando que para esta temporada a associação conta com cinco árbitros disponíveis.

Além deste poio financeiro da FCF, a associação recebeu da edilidade de São Filipe uma verba de 100 mil escudos e uma outra de 30 mil escudos para a escola de iniciação de basquetebol “Escola Maruca”, mas a associação tem uma despesa por época superior a 200 mil escudos, razão pela qual está a mobilizar outros parceiros.

Segundo Paulo de Pina, o problema persiste porque as outras Câmaras (Mosteiros e Santa Catarina) para além de não apoiar a associação, continuam também a não apoiar as equipas dos seus municípios com transporte para deslocação para participar nos jogos e nem criam as condições em termos de infraestruturas para ter a modalidade nos municípios.

“A nossa preocupação é também com a escola de iniciação (Escola Maruca) para poder continuar a oferecer atletas para as equipas sub 18 de modo a colmatar a saída de jovens para as universidades e para emigração”, disse Paulo de Pina, que destacou o sucesso de equipas de sub 18 no campeonato nacional que nos últimos quatro anos de forma consecutiva têm se posicionado no terceiro lugar.

Calendário dos jogos referentes a primeira jornada, sábado Botafogo x Spartak (sub 18) e Académica – Spartak (sénior) e domingo Unidos do Norte x Atlético (sub 18) e Unidos do Norte – Atlético (sénior).

Os dois jogos previstos para domingo em Ponta Verde poderão ser adiados, porque a formação dos Mosteiros está com dificuldades na deslocação a Ponta Verde, segundo o presidente da Associação Regional de Basquetebol, Paulo Pina.