O jogo entre o Interclube e o campeão Recreativo do Libolo é o destaque da jornada inaugural da 34ª edição do campeonato angolano de basquetebol sénior masculino (BAI-basket (2012/2013), cuja fase regular inicia no dia 16 de novembro, com a participação de 11 equipas.

De acordo com o sorteio da prova, realizado na noite de quinta-feira na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), na 1ª jornada teremos ainda os seguintes jogos: Universidade Lusíada - CDUAN, Sporting de Cabinda - 1º de Agosto, Amigos de Viana - Petro de Luanda, Progresso do Sambizanga - Vila Clotilde. O Atlético Sport Aviação (ASA) folga por imperativo do calendário.

A segunda jornada contará com os jogos Universidade Lusíada -Petro de Luanda, Sporting de Cabinda-Recreativo do Libolo, Amigos de Viana-Vila Clotilde, Interclube - Progressso do Sambizanga e ASA-1º de Agosto.

A competição será disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas na fase inicial e igual número de voltas na segunda fase, onde o vencedor da etapa inicial entra com um ponto de bonificação na segunda fase. O Sporting de Luanda será o grande ausente da contenda por questões financeira.

Interclube quer surpreender Libolo na estreia

O técnico-adjunto do Interclube, Manuel Sousa Necas, afirmou que a sua formação trabalhará para surpreender com vitória o campeão em título, Recreativo do Libolo. Manuel Sousa Necas acrescentou que o Libolo é um adversário muito forte e com atletas experientes, mas o seu grupo vai trabalhar para contrapor o adversário e iniciar o campeonato com a conquista dos dois pontos.

O treinador-adjunto pretende melhorar o quarto lugar obtido no ano transato, vencendo os jogos todos para disputar o pódio com os principais candidatos ao título.

Dirigente do Libolo quer manter o título

O diretor para o basquetebol do Recreativo do Libolo, Nelson de Oliveira, disse que o clube tem como objetivo vencer o Interclube no jogo de estreia e começar da melhor forma a defesa do título do campeão nacional sénior masculino de basquetebol, conquistado na época desportiva 2011/2012.

Nelson de Oliveira explicou que o grupo tem estado a preparar-se na perspetivas de triunfar jogo após jogo para manter a hegemonia no nacional. «Vamos ter um adversário muito forte pela frente mais o nosso objetivo é vencer todos os jogos que vamos disputar», disse.

O 34º campeonato angolano de basquetebol teve início marcado para o dia 16 de novembro.